“Você está atento?”

“Pregando a Palavra”
23 de maio de 2020
“Semente sobre pedras”
26 de maio de 2020
“Você está atento?”

“Cingido esteja o vosso corpo, e acesas, as vossas candeias.” (Lucas 12.35)

Quando jovem trabalhei como operador de máquina em uma empresa. Eu tinha que ficar alerta o tempo todo, pois a qualquer instante, alguma coisa poderia sair da normalidade, sendo necessário desligar o painel para não causar danos nos motores. Atenção, portanto, era fundamental nesse meu trabalho.

Ao longo de todo o texto bíblico vemos ênfases para estarmos alertas, atentos para este ou aquele acontecimento, a Bíblia chega a ilustrar esta ideia usando a figura do atalaia.

No texto em questão o Senhor Jesus mais uma vez enfatiza a sua volta, e neste particular, ele chama a atenção dos seus ouvintes para a necessidade de estarem atentos. Aqui ele usa duas figuras ilustrativas, sendo um aspecto positivo e outro negativo podemos ver.

Primeiro ele fala de um determinado senhor que sai para uma festa sem marcar hora para voltar, de forma inesperada chega, e imediatamente lá estão os serviçais para abrir a porta e servi-lo. “Bem aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes” (v. 37).. Na descrição de Cristo, estes servos são abençoados por externarem esmero e prontidão.

No segundo momento, Cristo chama a atenção quanto à necessidade da vigilância, tendo como figura ilustrativa o ladrão: “Se o pai de família soubesse a que hora haveria de vir o ladrão” (v. 39). Naturalmente ninguém deseja receber uma visita tão indesejada, mas na dúvida, é melhor se prevenir e não descuidar.

Agora Cristo fala de forma mais direta aos seus ouvintes: ”Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o filho do homem virá” (v. 40). Você está lembrado do personagem [VACILANTE] da obra O PEREGRINO? John Bunyan o descreve como alguém que perde o foco e se deixa levar por distrações. Sabendo do nosso coração vacilante, Cristo diz: Fiquem atentos! Estejam preparados! A igreja precisa ser achada santa e fiel.

O Senhor Jesus voltará para buscar a sua igreja, você está convicto de que faz parte dela? Já confessou que Jesus é o Senhor? Tem testemunhado a respeito dele para as pessoas à sua volta?

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Givaldo Santana (Pastor na IPC de Birigui – SP)