“Você é fraco ou forte?”

“Então o Senhor fechou a porta”
16 de outubro de 2019
Presos de Esperança
18 de outubro de 2019
“Você é fraco ou forte?”
“Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena” (Provérbios 24.10)

Você já enfrentou algum momento na sua vida de maneira a ser tomado por uma angústia, ao ponto de não diferenciar se a dor estava no corpo ou na alma? É fato que cada pessoa tem uma estrutura e, portanto, reage muitas vezes de formas diferentes diante de quadros similares; aquilo que é desesperador para um, é tirado de letra por outro. O que, porém, coloca todos no mesmo pé de igualdade é a certeza de que ninguém está isento em maior ou menor proporção de viver momentos angustiantes na vida.

Ouvi esta semana uma música evangélica cujo refrão era: “Agora é só vitória…!”. A bem da verdade, a letra não reflete a dinâmica cotidiana das pessoas, conforme o autor sacro deixa claro no texto acima. O ser humano é um complexo “biopsicossocial espiritual”. E todas as áreas da sua vida estão sujeitas a altos e baixos.

O termo “FRACO”que é citado no texto de Provérbios 24:10 tem a ideia de “ficar frouxo”. Se tem uma coisa que o autor aponta com clareza são os dias maus; quem nunca os enfrentou? Um esfriamento espiritual, uma enfermidade, uma crise financeira, um desalento em relação à vida?Quem nunca passou por pelo menos uma dessas coisas? Quantos desafios!
A questão é: Onde temos buscado forças? O texto nos possibilita entender duas coisas: 1ª) Precisamos recorrer ao Senhor que é a fonte de toda a sabedoria. É só no Senhor que podemos encontrar suporte no sentido de superarmos as nossas crises, e; 2ª)Precisamos da ajuda mútua da qual o texto bíblico tanto nos ensina, pois como diz o ditado: “não somos uma ilha”, portanto, precisamos receber e oferecer ajuda ao longo da nossa vida.

O sábio Salomão não nos ensina a sermos imunes ao sofrimento, mas a termos uma atitude firme de modo a debelar aquilo que gera em nós a dor, aliás, como diz o ditado: “Os rios cumprem seus objetivos porque aprenderam a contornar os obstáculos”.

Não permita que a angústia te consuma, aliás,o Filho do Altíssimo te faz um convite: “Vinde a mim, todos os que estais casado e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Givaldo Santana