“Sempre é tempo de recomeçar”

“O Nome sobre todos os nomes” (Mateus 1.21-23)
4 de junho de 2020
“Imago Dei”
9 de junho de 2020
“Sempre é tempo de recomeçar”

“Houve tarde e manhã, o quarto dia”. (Gênesis 1:19)

Recebemos a cada a oportunidade de refletirmos sobre o tempo que passou, aprender com os erros e com os acertos, buscando um novo período com mais acertos e menos erros. Assim, temos a oportunidade de um novo recomeço.

Deus sabia que sua criação precisava de novos recomeços, do contrário ele nos teria dado a vida em uma única tacada, porém não foi assim que ele o fez. O texto de hoje nos traz uma expressão que se repete por seis vezes no capítulo 1 de Gênesis, que mostra como Deus criou os períodos.

A do texto que separamos particularmente relata a criação dos luzeiros, para marcar o dia e a noite, as estações e os anos (Gênesis 1.14). Conhecendo nossas necessidades, Deus dividiu nossa vida em pedaços pequenos que chamamos de anos, nos quais, a cada 365 dias, tudo começa de novo. E, dentro disso, ele nos deu estações, ou trimestres, como oportunidades para recomeçar. Até mesmo dentro desses períodos, Ele criou aquilo que chamamos de meses. Se tudo isso já não fosse suficiente, dividiu cada mês em dias, ou segmentos de 24 horas, e esses em minutos, ou seja, oportunidades ilimitadas de começar de novo, de partir do zero outra vez.

Todos precisamos de novos começos, e cremos que Deus pôs esse desejo dentro de nós. Precisamos deixar o ontem para trás, com as alegrias e as tristezas, com as conquistas e as tragédias, e entregar tudo nas mãos de Deus. Não temos mais direito sobre o que passou. Não podemos caminhar no presente com os prêmios de ontem, nem permitir que as tristezas do passado determinem o futuro. Novos começos nos permitem usar um novo potencial.

Faça uma análise no final de cada dia, agradeça a Deus pelos acertos, pelas conquistas e pelas bênçãos recebidas, e reconheça seus erros, peça perdão e busque aprender-se em meio aos momentos tristes. Peça a Deus forças para um novo recomeço. Há muito para ser feito pelo Reino e o tempo tem passado rápido demais. Ore mais, leia mais a Bíblia, vá mais à Igreja, evangelize mais, ame mais a Deus de todo o seu ser e ao próximo como a si mesmo.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Welerson Alves Duarte (Presidente Geral da IPCB e Pastor na IPC de São Bernardo do Campo – SP)