“Que é o pecado para você?”

“Discípulo de Cristo (6)”
8 de fevereiro de 2020
“Ingratidão ou Esquecimento?”
11 de fevereiro de 2020
“Que é o pecado para você?”

O Catecismo Maior do Westminster pergunta 24 define pecado da seguinte forma

Que é pecado? R: Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou a transgressão de qualquer lei por Ele dada como regra, à criatura racional.

Observe que temos duas definições para o pecado, indicando a realidade dos dois livros que as duas revelações trazem. Revelação especial e seu livro: As Escrituras; Revelação Geral e seu livro: As leis postas por Deus na natureza a quem Kuyper em seu livro Calvinismo na pag. 78 chama: Ordenanças de Deus. Comentando sobre estas ordenanças, ele diz:

O que então o Calvinismo quer dizer por sua fé nas ordenanças de Deus? Nada menos que a convicção firmemente enraizada de que toda vida tem estado primeiro nos pensamentos de Deus, antes de vir a ser realizada na Criação. Por isso, toda vida criada necessariamente traz em si mesma uma lei para sua existência, instituída pelo próprio Deus. Não há vida na natureza exterior a nós sem tais ordenanças divinas, ordenanças que são chamadas de leis da natureza – um termo que estamos dispostos a aceitar desde que entendamos com isso, não as leis que se originam da natureza, mas as leis impostas sobre a natureza. Assim, há ordenanças de Deus para o firmamento acima e ordenanças para a terra em baixo, por meio das quais este mundo é sustentado e, como o salmista diz; Estas ordenanças são servas de Deus p. 78

Estas ordenanças de Deus como diria Van Groningen torna o cosmos um lugar de maravilhas e mistérios. Os homens são de fato indesculpáveis, vejam a loucura do homem que não quer reconhecer isto. Imaginemos um pesquisador que entra em uma determinada floresta atrás de algum princípio ativo, de alguma determinada planta que começará a ser pesquisada, visando com isto a cura de determinada doença. Tal pesquisador faz seus testes e descobre o princípio ativo.
Quem colocou o tal princípio ativo lá?

Quem determinou que se determinados testes fosse feitos tal resultado seria obtido? É necessária tamanha cegueira para não ver um designer por trás de tudo isto, uma série de ordenanças que se obedecidas levariam a uma manifestação de maravilha e uma revelação de mais um mistério.

Todavia, como diz o mesmo catecismo na pergunta 25: “Em que consiste o pecado desse estado em que o homem caiu?” R: O pecado desse estado em que o homem caiu consiste na culpa do primeiro pecado de Adão, na falta de retidão na qual este foi criado e na corrupção da sua natureza pela qual se tornou inteiramente indisposto, incapaz e oposto a todo o bem espiritual e inclinado a todo o mal, e isso continuamente: o que geralmente se chama pecado original, do qual precedem todas as transgressões atuais.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Jaziel Cunha (Pastor na IPC da Grande Recife)