Que Deus nos ajude para que cuidemos bem do nosso coração!

“Respondendo ao Convite” (Mateus 11.28-30)
20 de junho de 2020
“No que se baseia a salvação dos eleitos por Deus?
23 de junho de 2020
Que Deus nos ajude para que cuidemos bem do nosso coração!

Em Provérbios 14:10 está escrito: “O coração conhece a sua própria amargura, e da sua alegria não participará o estranho.”

Nesse momento, pensemos sobre nossa grande necessidade: QUE DEUS NOS AJUDE PARA QUE CUIDEMOS BEM DO NOSSO CORAÇÃO!

É muito bom investir tempo para ler as passagens bíblicas que falam sobre o coração do homem e das suas complicações. Mas é importante lê-las e meditar. Segundo a revelação das Escrituras, o coração do homem é corrupto, é mau, e difícil de entender e de controlar. Salomão escreveu em Provérbios 14:10 que o coração sente tanto amargura quanto alegria. Com todo coração acontece assim. Num momento ele está triste, mas noutro está em festa. Num momento está alegre, mas bem rápido sente tristeza. É instável. É inconstante. E segundo o que está em Romanos 2:5, o coração do homem é impenitente, ou seja, é teimoso, é duro, não se arrepende facilmente.

Salomão em Provérbios 14:10 frisou justamente isso, que ninguém sabe o que sente o coração de ninguém. O coração é enganoso, confunde até mesmo aquele que o carrega no peito. Não entendemos nosso próprio coração, o que podemos então dizer sobre o coração de qualquer pessoa?

Diante dessas coisas, digo que, assim como fez o profeta Jeremias que reconheceu que Deus conhecia o íntimo do seu coração, como fez Davi pedindo para Deus sondar e examinar seu coração, seus pensamentos e sentimentos, como Cristo disse à igreja em Tiatira que somente Ele sonda mentes e corações, admitamos diante do Senhor que precisamos que Ele nos ajude para que cuidemos bem do nosso coração. Afinal, de tudo que precisamos cuidar, o nosso coração é o principal. Mas, se não confessarmos a Deus nossa incompetência para vivermos nossa vida, e nossos pecados que nos impedem de vivermos duma maneira que glorifique ao Seu Nome, iremos de mal a pior. Não entendemos bem o nosso próprio coração. Ninguém pode entender o que se passa de verdade com o nosso coração. Somente o Senhor conhece perfeitamente o que somos e o que fazemos. Temos de nos humilhar diante de Deus.

Coração mal cuidado é autor de obras terríveis, muito piores que de muitos filmes de terror. Coração sem arrependimento é um convite especial para o diabo. É porta aberta só esperando sua entrada. Somente Deus conhece e sabe das nossas necessidades e do socorro que precisamos. A Ele imploremos ajuda para que consigamos cuidar bem do nosso coração, a fim de vivermos verdadeiramente dum modo feliz e acima de tudo, do modo que condiga com a Palavra e que glorifique ao nome de Deus.
Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Heli Donizete (Pastor na IPC de Prata – MG).