Natal é o amor de Deus!

“Uma oração e dois sábios pedidos para o Natal”
20 de dezembro de 2019
“Eis que surge a solução”
23 de dezembro de 2019
Natal é o amor de Deus!
“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”
(1ª João 4:10)

Considerando 1ª João 4:10, o que podemos ver revelado sobre o amor de Deus?

1º) Deus revela a essência do Seu amor. Assim está escrito: “Nisto consiste o amor:” ou, poderíamos ler assim também: “o amor é isto:”;
O amor verdadeiro não se baseia em palavras, mas em ação. As palavras todas registradas nas Escrituras Sagradas são para revelar que o amor de Deus fez algo muito poderoso e maravilhoso. A essência do amor de Deus é que Ele entregou Seu único Filho para morrer para salvar os Seus eleitos.

2º) Deus revela a dádiva do Seu amor. Assim está escrito: “que Ele nos amou”: vemos nessa declaração o que Deus fez, Ele nos amou.
Amou antes da fundação do mundo, amou antes de nossa queda, amou antes de nascermos. O Rev. Hernandes Dias Lopes disse que: “Não foi a cruz que gerou o amor de Deus, mas foi o amor de Deus que produziu a cruz”. A dádiva do amor de Deus é Cristo. Deus nos deu o Seu Filho para nos salvar.

3º) Deus revela qual a vontade do Seu amor. Assim está escrito: “enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”:
Deus decretou, prometeu e cumpriu. Enviou o Seu Filho para habitar no meio dos homens. Cristo passou pela encarnação e fez a expiação. Sua morte foi aplacar a ira de Deus e para satisfazer a justiça de Deus. Vemos a vontade do amor de Deus no nascimento de Cristo, pois isso foi para a salvação de todos que Deus amou.

Entendo que o natal é o nosso reconhecimento e a expressão da nossa gratidão para com o amor de Deus revelado por nós. O Messias prometido veio ao mundo nascido como homem para salvar os homens eleitos por Deus. Cristo nasceu, e isso foi o amor de Deus manifestado, foi o verdadeiro presente de natal e a demonstração singular de qual a vontade de Deus.

Entendo que na celebração do natal todos os presentes que damos ou recebemos não são a expressão acertada do seu real significado, pois o sublime e principal presente foi Deus quem deu, quando Ele nos deu o próprio natal, enviando o Seu Filho.

Natal é nos prostrarmos com alegria e gratidão diante do nosso Deus, rendendo a Ele louvores e adoração pelo Seu grande amor e porque enviou o Seu Filho para nossa salvação.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Heli Donizeti Teodoro Nogueira (Pastor da IPC de Prata/MG)