“Sempre é tempo de recomeçar”
8 de junho de 2020
“Recomeçar”
10 de junho de 2020
“Imago Dei”

O termo “Imago Dei” vêm do latim e significa “Imagem de Deus”. Significa que o ser humano diferente de todos os outros seres criados, possui a imagem de Deus. Toda a criação expressa a beleza, a criatividade, a harmonia e a sabedoria de Deus, mas somente o ser humano foi criado a sua imagem e semelhança. Entre outras coisas, isso significa que somente o ser humano possui algumas características do próprio Deus. Os teólogos chamam isso de os atributos comunicáveis de Deus. Ou seja, Deus comunicou aos seres humanos alguns de seus atributos. É importante esclarecer que isso não faz da humanidade pequenos deuses, e também não significa que esses atributos são dados ao homem na mesma proporção que Deus os têm.

O ser humano, antes da queda, possuía o verdadeiro conhecimento, a retidão e a santidade perfeita. Além disso, o ser humano, assim como Deus, é um ser espiritual, moral e imortal. Espiritual no sentido de ter uma espírito, moral no sentido de saber distinguir o bem e o mal, e imortal, porque ainda que o corpo morra, a alma é eterna.

Infelizmente, com a entrada do pecado no mundo, a imagem de Deus no homem foi fortemente afetada e corrompida. Essas caraterísticas que eram perfeitas antes da queda, agora não são mais. Isso explica a corrupção crescente da humanidade. Mas mesmo com o pecado, o ser humano ainda continua sendo à imagem de Deus, porém agora distorcida.

A notícia maravilhosa é que em Cristo essa imagem está sendo restaurada em todos aqueles que nele creem. Todos quantos confessam o nome do Senhor Jesus como Senhor e Salvador, de maneira sincera, verdadeira e integra passam pelo processo de santificação cujo objetivo é nos tornar semelhantes ao nosso Senhor Jesus.
Para o verdadeiro cristão nada é mais importante do que honrar e glorificar o nome de Deus e ser semelhante ao Senhor Jesus vivendo como ele viveu. Lembre-se que Jesus cumpriu perfeitamente os dois principais mandamentos divinos: amar a Deus com toda a força, mente e coração, e amar o próximo como a si mesmo. Que a cada dia a imagem de Deus seja restaurada na vida de cada um dos seus filhos.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Ricardo S. Alves (IPC de Palmares Paulista – SP)