“Guardando no coração a palavra de Deus”

“A Relação entre a teoria e a prática”
11 de novembro de 2019
“Honra e Respeito”
13 de novembro de 2019
“Guardando no coração a palavra de Deus”

As coisas mais importantes da nossa vida nós guardamos em lugares especiais. Essa regra se aplica para tudo na vida. Coisas que têm grande importância e grande valor precisam ser bem guardadas e protegidas. Esse princípio se aplica à Palavra de Deus. O Salmo 119 exalta a excelência da Palavra de Deus e no verso de número 11 o salmista declara: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”.

A primeira lição que esse verso nos ensina é que devemos guardar a Palavra de Deus no nosso coração. Há muitas pessoas que conhecem a Bíblia, sabem manuseá-la com maestria, decoram versículos, mas mesmo assim, tudo não passa de uma relação superficial e nada transformadora. A Palavra de Deus em nosso coração significa ser governado por ela em todas as áreas da nossa vida. Significa que todas as decisões, todos os pensamentos e todas as vontades precisam ser alicerçados e direcionados por essa Palavra e isso só é possível se ela estiver muito bem guardada em nosso coração.

A segunda lição desse verso, é que somente a Palavra de Deus guardada no nosso coração pode nos proteger de pecar contra o nosso Pai. Um filho que ama o seu pai não tem prazer em fazer coisas que causará dor e sofrimento ao seu progenitor. Da mesma maneira um cristão não deseja fazer coisas que ofenderá a Deus, porque entende que a Ele é devido o mais profundo e verdadeiro amor. O salmista não guardava a palavra em seu coração para impressionar as pessoas ostentando falso conhecimento, ou para receber algo em troca de Deus. Ele o fazia, porque amava a Deus e não queria causar tristeza ao coração do Pai Celestial. Deus não é para nós, cristãos, como um senhor que domina seus escravos, ele é para nós como um Pai amoroso que ama os seus filhos. E nós, não somos para Deus como servos que obedecem por medo ou imposição, mas como filhos que têm prazer em seguir os passos do Pai.

Sendo assim, o verdadeiro cristão não pode passar um dia sequer sem ler, meditar e gravar a Palavra transformadora de Deus no coração. Lembre-se de que essa Palavra é viva e eficaz para cumprir todos os propósitos do nosso Deus e Pai. Somente com essa palavra gravada em nosso coração é que estaremos protegidos de fazer o que há de pior: pecar contra aquele que muito nos amou. Ame a Palavra e ame o Senhor da Palavra!

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. RICARDO S. ALVES (IPC de Palmares Paulista – SP)