“Discípulo de Cristo (5)”

“Que lugar o trabalho tem na sua vida?”
29 de janeiro de 2020
“Como a comunhão cristã se manifesta?”
1 de fevereiro de 2020
“Discípulo de Cristo (5)”

Ser discípulo de Jesus é ser chamado para um desafio, pois, além de negar-se a si mesmo, tomar, diariamente, a sua cruz, há também um chamado para seguir Jesus. Não é um chamado simples, mas é um privilégio ser chamado para seguir Jesus.

O discípulo não deve seguir Jesus por causa dos Seus ensinos ou pelos milagres que Ele realizou, mas, porque Jesus deu a Sua vida pelos Seus discípulos. Os Seus ensinos são fundamentais, pois, é por eles que aprendemos a obedecer ao Senhor e a andar nos caminhos de Deus. Os milagres operados por Jesus autenticam que Ele é Deus e confirmam Suas mensagens. Para seguir Jesus é preciso saber quem Ele é. É preciso conhecer e crer que Jesus é “O Cristo de Deus” (Lc 9.20).

Jesus, de uma maneira muito interessante diz: “Siga-me”. Ele se apresenta e diz quem os discípulos devem seguir: Ele. É como se Ele estivesse dizendo: É unicamente a Mim que vocês devem seguir, pois, Eu vim a este mundo para salvar vocês da ira de Deus, da culpa e da condenação do pecado. Ele advertiu os Seus discípulos a respeito do que O esperava em Jerusalém: “É necessário que o Filho do homem sofra muitas coisas e seja rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, seja morto e ressuscite no terceiro dia” (Lc 9.22). É uma mensagem sobre sofrimentos, morte, mas de triunfo, pois, Ele ressuscitaria dentre os mortos. Para seguir Jesus de todo o coração é preciso conhecê-Lo, e Ele quer que Seus discípulos O conheçam. Quanto mais o discípulo conhece o Mestre mais tem vontade de conhecer e isto o levará a uma vida de obediência a Ele e aos Seus ensinos. Seguir a Jesus implica em ter o coração e mente sempre abertos para ouvir e aprender dos Seus mandamentos.

Ser discípulo de Jesus significa amar uns aos outros: “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (Jo 13.34-35).

Ser discípulo de Jesus é não se envergonhar Dele: “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória dele, do Pai e dos santos anjos” (Lc 9.26).

Seguir ou não seguir. Todo aquele que é discípulo de Jesus segue unicamente a Jesus.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. José Paulo Brocco (Pastor na 1ª IPC de São Paulo)