“Cristãos não ficam descalços”

“Como você está em relação à verdade?”
3 de fevereiro de 2020
“Derrote a Desesperança” (Lm 3.22-66)
5 de fevereiro de 2020
“Cristãos não ficam descalços”

Em Efésios 6:15 está escrito assim: “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;”

Nos tempos romanos, tempo esse considerado pelo apóstolo Paulo para fazer essa citação sobre a armadura de um soldado, aquele que usava um tipo de sandália com cravos nas solas ficava mais firme e não deslizava, pois isso lhe dava segurança. O soldado romano usava umas botas que tornavam a sua marcha muito mais firme. E foi para destacar a importância da firmeza que o cristão precisa que Paulo fez essa incrível comparação. Quando o cristão anda no caminho do Evangelho, da sua mensagem e dos seus ensinamentos, ele fica firme para pregar.

Precisamos mencionar o texto de Isaías 52:7. Nele está escrito: “Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” A todos os moradores de Jerusalém que estavam temendo o mal e o sucesso das investidas dos inimigos, veio uma palavra de conforto e de esperança. Essa palavra tinha de ser espalhada; quem fosse levá-las aos habitantes daquela terra, deveria andar por vários lugares, inclusive por sobre montes a fim de transmitir a Palavra de Deus. Essa tarefa era nobre e bastante admirável, afinal consistia numa entrega de homens para fazer com que o recado de Deus chegasse aos corações aflitos e preocupados. Eles andariam o quanto preciso fosse para pregar que Deus reina e que reverte as adversidades. Que trabalho impressionante era esse para entregar uma mensagem poderosa! O profeta Naum foi um que cumpriu com essa missão. Isso está em Naum 1:15. Em Romanos 10:15 está escrito o seguinte: “E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” Podemos destacar que todos que conhecem o Evangelho tem o chamado e a responsabilidade de pregar a mensagem de salvação. Todos que são de Cristo são os que têm de andar para levar as boas notícias de que há perdão e salvação para todos os homens.

É de se admirar realmente todos quantos trabalham de modo tão dedicado e intrépido para levar a mensagem de que Cristo é o Salvador. Estes caminham, andam, percorrem grandes distâncias, até correm, tudo para levar a Palavra de Deus. Esse encargo santo é o seu ministério, a sua vida.

Os cristãos como bons soldados de Cristo têm de estar sempre preparados para levar e transmitir a mensagem do Evangelho a todos quantos puder. E devem ter prontidão para fazer isso. Que o inimigo e seus servos estão sempre por aí espalhando mentiras e heresias, isso é fato; os soldados da luz, os que são de Cristo, têm de estar de pé, firmes, no Evangelho de Cristo, sempre prontos para falar sobre Cristo e o Seu poder para salvar o pecador.

O que nos cabe, portanto, é ler e meditar nas palavras salvadoras do Evangelho de Cristo Jesus, e falar a seu respeito aos homens que estão perdidos, desiludidos e sem qualquer esperança. Estejamos calçados e prontos para correr depressa quando as oportunidades gritarem por nós.

Cristãos não ficam descalçados, antes ficam atentos, preparados a responder quando lhes for perguntando por que Cristo é a sua esperança. Cristãos não ficam descalços em meio a essa batalha do dia-a-dia, antes se calçam com os ensinamentos das Escrituras a fim de pregar uma mensagem de paz e de salvação.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Heli Donizete (Pastor da IPC de Prata – MG)