“Conhecendo a Deus (2)”

“Vista-se de Cristo!”
30 de julho de 2019
“O Problema da Vingança”
1 de agosto de 2019
“Conhecendo a Deus (2)”

E acontece algo ruim e então surge a pergunta: “E onde estava Deus nesse momento”? E isso não deve ser novidade, pois, quando Davi passava por um momento difícil em sua vida, uma angústia que invadia intensamente sua alma. “Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: Onde está o seu Deus”? (Sl 42.3). É importante observar que nenhum servo de Deus está isento de angústias e, também de ouvir perguntas dessa natureza. Não é Davi que pergunta, mas as pessoas ao seu redor e perguntam a todo momento.

A onipresença de Deus pode ser assim definida: “Deus não tem tamanho nem dimensões espaciais e está presente em cada parte do espaço em todo seu ser; ele, porém, age de modos diversos em lugares diferentes” (Wayne Gruden).

Há algum lugar onde Deus não está? Toda a criação é criação de Deus. “Sou eu apenas um Deus de perto, pergunta o Senhor, e não também um Deus de longe? Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja? Pergunta o Senhor. Não sou eu aquele que enche os céus e a terra? Pergunta o Senhor” (Jr 23.23-24).

Davi, em um momento de sua angústia, falou: “Direi a Deus, minha Rocha: Por que te esqueceste de mim”? (Sl 42.9). Ele estava angustiado, abatido e sentia-se profundamente como que abandonado por Deus. Estaria ele questionando a presença e o poder de Deus em sua vida? Será que Deus o havia, de fato, abandonado? É como se Davi perguntasse: Senhor, onde estavas quando eu mais precisei de ti?

Deus fez uma promessa aos Seus filhos: “Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (Js 1.5). Não há um único momento na vida de um filho de Deus em que o Senhor não está presente. A presença do Senhor é certa, pois Ele é fiel. E a fidelidade de Deus independe de momentos, circunstâncias ou situações.

Todo aquele que conhece verdadeiramente o Senhor sabe que Ele está onde sempre esteve e está. Deus sempre está presente e agindo em favor de cada um de Seus filhos. A lição que Davi aprendeu foi extraordinária: “Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus” (Sl 42.11).

“Onde está o seu Deus”? Onde sempre está: no governo de todas as coisas. E nunca um filho de Deus deveria se esquecer dessa verdade: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.
Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. José Paulo Brocco