“Semente à beira do caminho”
16 de maio de 2020
“Descansando Seguro nos Braços de Deus”
19 de maio de 2020
“Bem sucedido”

O que é ser uma pessoa bem sucedida? Para os padrões do mundo, ser bem sucedido significa ser rico, reconhecido e até mesmo invejado. Muitos jovens ao escolherem suas futuras profissões, não o fazem pensando nas vocações naturais recebidas de Deus, mas o fazem pensando no retorno financeiro, na projeção pessoal e na conveniência. Muitos pais se desdobram em seus trabalhos para dar a melhor educação aos seus filhos pensando apenas nos retornos materiais. Isso explica, em parte, porque há muitas pessoas aparentemente bem sucedidas em seus trabalhos, mas infelizes em suas vidas.

A recompensa financeira faz parte de ser bem sucedido, mas não é o único critério e nem o melhor. O que a Palavra de Deus nos ensina sobre o ser uma pessoa bem sucedida na vida?

1º Lugar – Ser bem sucedido é ter uma vida de comunhão com Deus. A comunhão com Deus é o alicerce de toda a vida, seja ela profissional, familiar ou particular. Não há nada mais importante e nem urgente do que viver em comunhão com aquele que nos criou, que nos conhece e que guia os nossos passos. A presença de Deus sempre foi o fator fundamental na história de israel. Sem a presença de Deus Israel não teria sobrevivido a escravidão no Egito, aos exércitos da terra de Canaã, e muito menos o cativeiro babilônico. Êxodo 29.45 diz: “E habitarei no meio dos israelitas e serei o seu Deus.” Esse era o segredo do sucesso de Israel, o habitar de Deus em seu meio.

2º Lugar – Ser bem sucedido é viver em conformidade com o Evangelho. Muitas pessoas têm muito dinheiro, poder e influência, mas não têm paz, tranquilidade e sossego. Acreditam ser livres, mas não passam de escravos, seja dos vícios, da busca pelo reconhecimento e do dinheiro. Somente o Evangelho tem o poder de nos libertar das amarras desse mundo, removendo os obstáculos que nos impedem de obedecer e agradar a Deus.

3º Lugar – Ser bem sucedido não é ter tudo o que o dinheiro pode comprar, mas estar satisfeito com aquilo que Deus bondosamente nos deu. O ser humano, desde que pecou e foi expulso do jardim, sempre revelou um desejo por ter mais e mais coisas. Mais dinheiro, mais poder, mais conforto. No entanto, por mais que se tenha tudo isso, nada é suficiente. Somente Deus pode dar o contentamento e a alegria de se satisfazer com o que se recebeu. Paulo disse na carta aos filipenses que aprendeu a viver feliz e contente na abundância e na escassez.

Portanto meus queridos irmãos, busquemos ser bem sucedidos na vida através da comunhão com o Pai, da obediência ao Evangelho e no contentamento com as bênçãos recebidas.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família, e uma noite de sono abençoada.

Rev. Ricardo S. Alves (IPC de Palmares Paulista – SP)