“Alegria Incomparável”

“Informativo – Confederação de Jovens da IPCB”
19 de junho de 2019
“Bendize oh minha alma ao Senhor”
21 de junho de 2019
“Alegria Incomparável”
“Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho” (Salmo 4.7)

O salmista tem aplicado em sua vida aquilo que disse nos versículos anteriores, em especial no 6. Ele não é daqueles que buscam felicidade em coisas ou em circunstâncias; seu descanso tem sido o SENHOR. Por isso ele diz, aqui, que Deus colocou alegria no seu coração. Ao buscar sua felicidade no favor do SENHOR, ele recebera um grau de felicidade que nunca ninguém encontrou, nem na condição terrena mais próspera. Esta felicidade tinha seu lugar no “coração” e não em quaisquer circunstâncias externas.

Toda a verdadeira felicidade deve ter seu assento ali, pois se o coração está triste, que proveito há nas circunstâncias externas mais prósperas? A palavra que é traduzida no início do versículo por “mais” tem o sentido de algo que é mais do que se esperava em determinada circunstância. Ainda que, na situação vivida por ele naquele momento, ele esperava felicidade, Deus a colocou em seu coração.

O final do versículo mostra que, quando é dito no versículo 6 que muitos perguntam sobre quem lhes poderia dar a conhecer o bem, era da prosperidade terrena que eles falavam, aqui representada pela fartura do cereal e do vinho. Muito provavelmente o salmista tem em mente o final de uma grande colheita, onde sempre havia grande alegria. No entanto, para ele nenhuma alegria provocada por circunstâncias da vida pode ser comparada a alegria que Deus coloca no coração.

O ensino do texto, portanto, é que tanto nenhuma alegria provocada por boas circunstâncias pode ser comparada à alegria que vem do SENHOR, quanto nenhuma circunstância ruim pode tirar de nós esta alegria.
Que nossa alegria esteja no SENHOR.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Welerson Alves Duarte