“A Palavra de Deus requer discernimento para ser lida”

“Que seja instrumento para o bem”
1 de julho de 2020
“Os Perigos do Orgulho” (Lucas 18.9-14)
3 de julho de 2020
“A Palavra de Deus requer discernimento para ser lida”

Ler a Palavra de Deus é uma disciplina espiritual que requer sabedoria, discernimento e iluminação do Espírito Santo. Há muitas pessoas que leem a Palavra de Deus cometendo diversos erros, como por exemplo, interpretar versículos isolados não considerando o seu contexto, pensar que cada passagem da Bíblia significa uma coisa diferente para cada pessoa e até mesmo há aqueles que deixam suas Bíblias abertas pensando que assim ela espantará a presença das forças do mal.

A Palavra de Deus requer sabedoria para ser lida, porque somente assim o leitor será capaz de compreender que cada história nada mais é do que uma pequena peça de um grande quebra cabeça que quando totalmente montado aponta para a história da obra redentora de Cristo. No livro de Gênesis 3.15 temos o registro do primeiro Evangelho. Logo depois que Adão e Eva pecaram, Deus imediatamente anunciou a vinda daquele que esmagaria a cabeça da serpente. A obra de Cristo está presente em todos os livros e lugares do Antigo e Novo Testamento e, por isso, precisamos da sabedoria divina para perceber que Cristo é o centro do Evangelho e de todo o universo criado.

A Palavra de Deus requer discernimento para ser lida. Há muitas pessoas que ao lerem as histórias bíblicas, confundem o registro histórico com o mandamento. Essas pessoas, por exemplo, ao lerem o relato bíblico de Davi dançando, por ocasião do retorno da arca da aliança, interpretam literalmente como se devêssemos dançar nos cultos solenes. O discernimento nos capacitará a olhar para os textos e distinguir quando o texto está narrando uma história, descrevendo um fato ou estabelecendo uma norma.

O leitor da Palavra de Deus precisa da iluminação do Espírito Santo. O Espírito Santo é aquele que aplica a Palavra de Deus em nosso coração. É o Espírito que testifica da verdade e que abre a nossa mente para ser convencida dessa verdade. Sem o Espírito, a experiência com a Palavra de Deus é apenas intelectual e emocional, mas com a presença do Espírito passa a ser uma experiência também espiritual, no sentido de que ele produz vida, regeneração e conversão.

Ao ler a Palavra de Deus peça por sabedoria, iluminação e ação do Espírito Santo.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Ricardo S. Alves (IPC de Palmares Paulista – SP)