“A expansão do reino (2)” – Mateus 13.31-32

“O amor de Deus”
7 de setembro de 2020
“Apostasia” (4)
9 de setembro de 2020
“A expansão do reino (2)” – Mateus 13.31-32

“… O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda” (v. 31 a.).

Desta vez Cristo cita a mostarda num comparativo com o reino. A mostarda é famosa pelo tamanho da sua semente em relação àquilo que se torna depois da planta crescida; aqui podemos citar o ditado popular: “Quem te viu e quem te ver!”. Aquela que é inicialmente inexpressiva pode posteriormente abrigar pássaros.

O reino de Deus tem como característica o dinamismo, a ênfase recai aqui na simplicidade e capacidade de desenvolvimento. Quanto ao primeiro aspecto, isto pode ser notado na própria vida e ministério de Cristo, uma mensagem pura e simples no único propósito de alcançar corações e arrancar o pecador do lamaçal de pecados a fim de viver uma nova vida para honra e glória de Deus.

Podemos destacar também a capacidade de expansão do evangelho, ele nunca para de avançar independentemente das condições, sendo elas favoráveis ou não, em maior ou menor proporção, ele continua a avançar em cada coração e nação conforme intencionado pelo Senhor. Olhem para os países onde a hostilidade tenta reprimir o avanço do reino, pois as agências missionárias nos informam que o evangelho continua crescendo nestes lugares em ritmo acelerado. Onde a liberdade religiosa prevalece, o seu crescimento é naturalmente muito mais marcante. Assim podemos concluir, portanto, que o reino de Deus continua fazendo avanços em cumprimento à ordem de Cristo.

Podemos, portanto, extrair duas lições desta parábola, a primeira é que glamour contrasta com o reino de Deus, o Senhor da igreja optou por uma vida de simplicidade, pregou uma mensagem simples e disse que esta deve ser a natureza do seu reino. Em um segundo momento, aprendemos que Deus pensou no reino com uma característica dinâmica e expansionista e, portanto, estagnação não combina com a ordem dada por Cristo para a sua igreja. A sua vida combina com o evangelho? A sua visão está de acordo com o caráter expansionista do reino?

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Givaldo Santana (Pastor na IPC de Birigui – SP e Pedrinha Paulista – SP)