“Você se envergonha do evangelho?”

“Marca de um cristão verdadeiro”
10 de dezembro de 2019
“O Espírito nos conduz para a glória de Deus!”
12 de dezembro de 2019
“Você se envergonha do evangelho?”
“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego” (Rm 1.16).

Mas, como não se envergonhar do evangelho neste mundo? Uma geração que pensa e crê em princípios e valores totalmente contrários aos firmados na Palavra de Deus. Como pregar o evangelho a pessoas que estão sobrecarregadas de compromissos seculares? Pessoas cuja agenda é buscar a felicidade, as realizações pessoais, uma busca contínua dos prazeres que satisfaçam suas paixões?

Como não se envergonhar do evangelho quando sua mensagem parece tão ultrapassada? Sem sentido e significado para uma geração como essa em que vivemos. Uma geração autossuficiente, onde tudo é permitido. Uma geração que vive seus ideais, mas ideias totalmente opostos à Palavra de Deus. O evangelho não faz sentido para essa geração.

Há dois perigos a serem evitados pelo cristão: o primeiro é viver isolado do mundo e o segundo, é de envolver-se com o mundo assumindo seus costumes e práticas. Viver no isolamento é não compreender a missão do cristão e ir ao mundo e pregar as boas novas do evangelho a todo pecador; identificar-se com o mundo é não viver a vida de santificação, para a qual Deus chamou todo cristão.

Por que você não deve se envergonhar do evangelho? “Porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. Se você crê no evangelho lembre-se que não é por mérito pessoal, condição ou capacidade humana, mas é tão unicamente pela graça de Deus. “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).

Se alguém se envergonhar do evangelho sofrerá uma terrível e eterna consequência. “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos” (Lc 9.26). Envergonhar-se do evangelho é negar o amor de Deus e a morte de Jesus em favor do pecador.

Nada há que, de fato, pode envergonhar você do evangelho. Lembre-se que você viverá eternamente com Deus, pois, pela graça, você creu nele para ser salvo. E, lembre-se que você foi chamado para testemunhar do poder do evangelho. Então, não se isole do mundo, pois ele precisa do seu testemunho cristão; mas, não se identifique com o mundo, pois, se assim fizer, você não será um instrumento de Deus para brilhar no meio de uma geração corrompida e pervertida. “Somos paradoxalmente contra a sociedade, para o bem da sociedade” (JohnBenton).

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. José Paulo Brocco (Pastor da 1 IPC de São Paulo – SP)