“Usando melhor o tempo, para investir na alma”

A escolha inadiável
16 de setembro de 2019
“Previna-se contra o mal chamado soberba”
18 de setembro de 2019
“Usando melhor o tempo, para investir na alma”
“Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser. Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação” (1ªTimóteo 4.7–9).

Você já percebeu como é fácil perder tempo com coisas desnecessárias? Podemos perder tempo com muitas coisas. Pense por um momento: Quanto tempo você costuma passar assistindo às novelas na TV, aos vídeos do YouTube, às séries na Netflix, jogando no celular, ou lendo fofocas sobre a vida de artistas? Quanto tempo você perde conversando sobre política, sobre futebol e sobre a vida dos irmãos da igreja? Quanto tempo você costuma perder com mensagens no WhatsApp, visualizando imagens no Facebook e nas demais redes sociais? Como vemos, podemos perder muito tempo com muitas coisas…

É verdade também que podemos usar o tempo para fazer muitas coisas boas. Como por exemplo, ler excelentes livros, sair de férias com a família, praticar algum esporte, se aperfeiçoar-se em alguma área, fazer refeições saudáveis, reunir-se os amigos, etc…

Porém, as perguntas que o texto nos levam a fazer são: O que temos feito para exercitarmos a piedade? Temos investido parte do nosso tempo no viver santo. Por “piedade”, me refiro a um “modo de vida particular”, caracterizado pela “reverência e o respeito” a Deus e, a para com as Suas coisas.

A recomendação bíblica é que exercitemos a piedade que “para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser”. Mas como exercitamos a piedade? Exercitamos, pessoalmente, a piedade quando meditamos diariamente a Palavra de Deus; quando falamos com o Senhor ao longo do dia, através da oração; quando nos reunimos dominicalmente com a família de Deus para adoração; quando participamos dos estudos bíblicos; quando lemos bons livros que ensinam as Escrituras; etc. Muitas são as possibilidades para o exercício pessoal da piedade.

Por fim, exercitar a piedade é como treinamento físico — comece devagar e intensifique. O segredo é começar! Dificuldades surgirão, obstáculos aparecerão; mas não desista, antes, persevere. Pois, quem desiste, falha em crescer. Não se esqueça: “Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser. Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação”.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Roney Pascoto