“Somos peregrinos (5)”

“Andar com Deus”
13 de abril de 2020
“A importância de proteger o coração e a boca”
15 de abril de 2020
“Somos peregrinos (5)”

Somos peregrinos neste mundo. E, como deve ser o modo de vida do peregrino neste mundo? “Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção” (1Pe 2.12). Há, nesse versículo, lições preciosas que todo peregrino cristão deve aplicar à sua vida.

1. “Vivam entre os pagãos de modo exemplar”. Deus não chamou Seus filhos para que vivessem isolados da sociedade. Eles devem viver “entre os pagãos”. É um chamado para viver no meio de uma sociedade corrompida pelo pecado, sob a influência de princípios, costumes que são totalmente contrários aos ensinamentos da Palavra de Deus. Viver tem a ideia de conduta, comportamento. O modo de vida do peregrino cristão deve ser, em tudo e em todas as coisas, conforme o padrão bíblico. “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mt 5.16).

2. “Para que, mesmo que eles os acusem de fazerem o mal”. O mundo sempre investiu contra os peregrinos de Deus. É provável que uma das acusações que eram lançadas contra os peregrinos cristãos era a de não aceitarem e nem viverem de acordo com os costumes do mundo. “E, levando-os aos magistrados, disseram: Estes homens são judeus e estão perturbando a nossa cidade, propagando costumes que nós, romanos, não é permitido aceitar nem praticar” (At 12.20-21). O peregrino cristão deve se regozijar, quando sofre insultos. “Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito dá glória, o Espírito de Deus repousa sobre vocês” (1Pe 3.4.14).

3. “Observem as boas obras que vocês praticam”. O peregrino cristão, desde toda a eternidade, também foi chamado para fazer as boas obras. “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Ef 2.10). Boas obras é fazer o bem, que pode ser entendido como viver de acordo com a vontade de Deus. “Para que, no tempo que lhes resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus” (1Ped 4.2). É importante considerar que observar implica numa cuidadosa observação. É como se o peregrino cristão fosse vigiado continuamente em sua conduta, procedimento.

Você é um peregrino cristão? Então, viva neste mundo, não espere nada dele, mas tenha seu coração sempre firmado nos ensinos de Deus, que chamou você para viver uma vida que O glorifique sempre.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. José Paulo Brocco (Pastor na 1ª IPC de São Paulo)