“Somos peregrinos (4)”

“Que é a vossa vida?”
6 de abril de 2020
“A minha graça te basta”
8 de abril de 2020
“Somos peregrinos (4)”

A ideia de sermos peregrinos é desafiadora. Nada deveria nos prender a este mundo e nada deveria nos afastar dos caminhos dos Senhor. O apóstolo Pedro exortou seus leitores, dizendo: “Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma” (1Pe 2.11).

O peregrino cristão jamais deve se esquecer que está, apenas de passagem neste mundo. Todavia, não está isento dos perigos e influências do mundo. O peregrino trava, em toda a sua peregrinação, uma intensa batalha contra a sua natureza pecaminosa, contra o mundo. Não há trégua nessa batalha e, além de intensa, ela é tremendamente desgastante, pois é travada no interior de cada um. “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam” (Gl 5.17).

O peregrino deve se abster “dos desejos carnais que guerreiam contra a alma”. O fato do cristão ser um peregrino não o isola do mundo. Ele está no mundo, vive no mundo e, por isso está sob a influência do mundo, na sua natureza pecaminosa e das investidas do Diabo. Todavia, estar sob a influência não significa que ele deve se deixar dominar “pelos desejos carnais”. A batalha não é fácil. Porém, o peregrino jamais está sozinho nessa caminhada. Ele tem a promessa de Deus que está com ele todos os dias, até sua peregrinação findar. “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa” (Is 41.10).

Abster tem a ideia de manter distância, evitar. O peregrino corre um tremendo perigo quando se aproxima ou, quando se deixa envolver “pelos desejos da carne”. A aproximação com o mundo sempre é uma séria ameaça, pois, quando se percebe, já pode ter sido envolvido com o padrão do mundo. Manter distância não é medo, mas revela temor a Deus e prudência no viver cristão.

O peregrino não deve ignorar que o mundo oferece muitos atrativos. O Diabo é tremendamente astuto e ele sabe como cativar e prender a atenção de todo ser humano.
Além disso, a guerra ocorre no coração do peregrino. Portanto, é uma batalha interna. Não, ela não é fácil. Então, manter distância ou evitar exige muita firmeza em Deus e na Sua Palavra. Por isso, a exortação de Pedro, “se abstenham dos desejos da carne”, pois os prazeres do mundo são temporários e afastam do caminho do Senhor.
Peregrino, não vacile na fé em Deus.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. José Paulo Brocco (Pastor na 1ª IPC de São Paulo)