“Somos peregrinos (3)”

“Bem, a minha resposta é…”
27 de março de 2020
A Obra da Santíssima Trindade na vida dos Eleitos (Efésios 1. 3-14)
30 de março de 2020
“Somos peregrinos (3)”

Jacó também foi um peregrino, assim como seu avô Abraão. Sua peregrinação começa de um modo estranho, pois ele precisa fugir de sua casa, para não ser morto pelo seu irmão Esaú. Ele havia enganado o seu irmão e o seu pai. Ele provocou a ira de Esaú, quando fingiu ser o seu irmão e recebeu a bênção do seu pai, Isaque. Então ele vai para a casa da família de sua mãe, em Padã-Arã. Durante sua fuga, ele tem um sonho, no qual Deus lhe faz uma promessa: “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi” (Gn. 28.15).

Depois de alguns anos Jacó retorna à sua casa paterna. Há um momento tenso no encontro com seu irmão Esaú, pois ele temia que seu irmão ainda nutria sentimentos de vingança contra ele. Todavia, o encontro foi tremendamente fortalecedor para Jacó, pois, tudo o que ele temia, não aconteceu. O medo deu lugar à alegria e Jacó testemunha da fidelidade de Deus em sua vida. “Pois Deus tem sido favorável para comigo, e eu já tenho tudo o que necessito” (Gn 33.11).

Jacó passa a morar em Canaã com sua família. Passam-se os anos e uma grande fome assola a terra. José, filho de Jacó é vendido pelos seus irmãos para uma caravana de ismaelitas e vai para o Egito. Depois de alguns anos, Jacó desce com toda a sua família para o Egito, por causa da fome que ainda prevalecia. E, ali no Egito, ele tem a oportunidade de conhecer o rei. Momento interessante, pois o rei lhe faz uma pergunta: “Quanto anos o senhor tem”? E Jacó, simplesmente diz: “São cento e trinta os anos da minha peregrinação. Foram poucos e difíceis e não chegam aos anos dos meus antepassados” (Gn 47.8-9).

Jacó vive alguns anos no Egito. Com sua família, novamente em terra estranha, mas vivendo e desfrutando as bênçãos de Deus. Ele findou sua peregrinação serenamente. Abençoou cada um dos seus filhos, deu instruções sobre o seu sepultamento e, então “deitou-se, expirou e foi reunido aos seus antepassados” (Gn 49.33). “Os anos da minha peregrinação”. É assim que um filho de Deus vê sua vida. Ele foi peregrino em terras estranhas, mas foi sepultado na terra da promessa.

Jacó, em sua vida de peregrino, nos ensina uma lição maravilhosa. Podemos confiar, sem medo e sem reservas nas promessas de Deus. Ele passou por inúmeras dificuldades, mas, a graça e a bondade de Deus sempre cercaram a sua vida.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. José Paulo Brocco (Pastor na 1ª IPC de São Paulo)