“Somente Cristo pode salvar!”

“Deus glorioso”
30 de setembro de 2019
“Lidando com a soberba”
2 de outubro de 2019
“Somente Cristo pode salvar!”
“Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar; este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.23-25)

Quão maravilhosas e libertadoras são as palavras do nosso texto de hoje! Através de uma comparação, o autor da carta aos Hebreus, defende que somente Cristo pode salvar o pecador. Eis as razões apresentadas:

1º) os sacerdotes levitas foram temporários: “Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar” (v.23). De grande importância foram os sacerdotes levitas para a saúde espiritual dos hebreus no Antigo Testamento. Como representantes do povo de Deus, eles se colocavam diante do Senhor, oferecendo sacríficos pelos pecados das pessoas e intercedendo por elas.
Porém, ainda que de inegável importância, o sacerdócio levita nunca pôde e jamais poderia ser concluído perfeitamente, por diversas razões. Apesar de serem “tipos de Cristo”, não eram Cristo, mas pecadores e mortais; assim, substituíveis. Haja vista, que em alguns momentos da história veterotestamentária se apresentou como fraco, corrúpito e ineficaz (como denunciaram os profetas). Sobre isso, John MacArthur faz um excelente comentário: “esses sacerdotes tiveram o que poderia ser chamado a desqualificação final para o ministério permanente: a morte. Nenhum deles poderia servir indefinidamente. Cada um morreu e teve que ser substituído para que a obra sacerdotal continuasse”. Assim aconteceu por centenas de anos.

2º) Jesus, o Sumo Sacerdote, é eterno: “este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável” (v. 24). Jesus não é, apenas, alguém que viveu em um determinado período da história; que falou sobre Deus, pregou sobre o arrependimento, o perdão, o amor e, que fez coisas boas e então morreu. Jesus ainda vive e sempre viverá!
Diferente dos sacerdotes levitas, Jesus é o Sumo Sacerdote santo, perfeito, que não precisa de sucessor. Sua obra sacerdotal foi concluída perfeitamente quando Ele mesmo se ofereceu como sacrifício em favor do seu povo. Seu sacerdócio é permanente, eterno. Por tudo isso, Jesus, o Sumo Sacerdote é superior. Jesus é o último, nenhum outro nunca mais será necessário!

3º) Jesus é o único que pode salvar: “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus” (v. 25 a). John MacArthur comenta: “O sacerdócio de Jesus não é só eterno e imutável, mas é também infinito no seu propósito. Ele salva para sempre… O sacrifício oferecido por Jesus não foi uma medida paliativa apenas, como foram os antigos sacrifícios levitas, que só cobriam temporariamente o pecado. O sacrifício de Cristo removeu o pecado, e por isso, é capaz de salvar tanto completa, como eternamente.”

Jesus, o Sumo Sacerdote, é o único mediador entre Deus e o homem. Não há outro caminho para o céu, senão por meio de Cristo, nosso Redentor, Rei e Senhor. Ele é o Caminho a Verdade e a Vida; ninguém pode chegar a Deus, entrar no Santo dos Santos, se não por meio dele. Não perca de vista o que nos é ensinado aqui, Jesus é o único capaz de nos salvar. Não importa de onde viemos, por onde andamos ou o que fizemos… Ele é poderoso para salvar eu, você e todo aquele que “com a boca, confessar Jesus como Senhor e, no coração, crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo” (cf. Rm. 10.9).

4º) Jesus está intercedendo por nós: “vivendo sempre para interceder por eles”(v. 25 b). Uau, que maravilha o que temos aqui! Jesus, o Filho de Deus, não é aquele que salva e depois abandona; não! Jesus, nosso Sumo Sacerdote, está intercedendo por nós, ou seja, está advogando em nosso favor perante o Pai! Ele sabe exatamente o que precisamos e está, como sempre estará, defendendo a nossa causa com Sua intercessão. Quão consolador e seguro é saber que nunca estaremos sozinhos!

Portanto, pare por um instante, pense no quanto Ele fez, faz e sempre fará por você. Jesus não te amou por um momento apenas; Ele continua te amando e assim fará para sempre! Busque-o agora em espírito e em verdade. Não volte a fazer o que você estava fazendo, sem antes, adorá-lo; porque, Ele, Jesus, é autor e o consumador da nossa fé!

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Roney Pascoto