“Seus ladrões da minha paz, saiam logo daqui!”

“A minha graça te basta”
8 de abril de 2020
“Orai sem cessar” (1 Ts. 5.17)
10 de abril de 2020
“Seus ladrões da minha paz, saiam logo daqui!”

“Nos muitos cuidados que dentro de mim se multiplicam, as tuas consolações me alegram a alma.” (Salmo 94:19)

O salmista fez uma confissão muito interessante e corajosa. Admitiu que tinha muitas dúvidas e preocupações. Admitiu que ficava muito ansioso. Disse que tudo isso se multiplicava dentro dele. E que tudo isso, em vez de passar, de acabar, aumentava e aumentava. Todavia, ele era muito grato a Deus porque jamais se sentira desamparado. Entendia e sentia que Deus lhe dava alívio. É como se ele estivesse com tantas feridas abertas pelo seu corpo e Deus soprasse lhe dando alívio. Tinha problemas? Tinha muitos. Todavia o descanso que Deus lhe dava era muito maior.

Sabe quando você fica de cara fechada, com um semblante amarrado e triste? Quanto o desânimo te abraça não querendo te soltar? De repente alguém vem e consegue te fazer dar um sorriso e consegue te desarmar. É bem por aí o que o salmista experimentava vivendo na fé e na dependência de Deus. O Senhor lhe devolvia a alegria. Somente o Senhor conseguia lhe acalmar e alegrar.

Eu gosto muito de me lembrar da reação de Ana quando ouviu do sacerdote Eli que deveria voltar pra casa e ficar na paz de Deus. A transformação que se deu nela está registrada em 1º Samuel 1:18: “Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste.” Ana estava amargurada e cheia de tristeza, mas só de ouvir uma palavra de consolo, que lhe falava sobre a paz de Deus, ficou doutro jeito. Ela foi transformada. Passou da angústia para a esperança. Ela saiu do vale e começou a andar em pastos verdejantes. Isso automaticamente me leva lá pra Provérbios 12:25 onde está escrito: “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.” Ana estava abatida por causa de seu problema, mas Deus lhe devolveu a alegria através de uma palavra boa.

Não faz o menor sentido vivermos escondidos dentro de nós mesmos, com a cabeça fervendo e com o coração aflito e angustiado. É extremamente prejudicial ficarmos ansiosos. Por isso que tem a ordem em Filipenses 4:6: “Não andeis ansiosos de coisa alguma”. Temos de buscar ao Senhor e suplicar que nos abençoe expulsando esses ladrões da nossa paz. Que Ele bana a ansiedade, a aflição, o medo, a tristeza e a depressão que ficam ou nos assediando ou que já infelizmente nos alcançaram. Precisamos reagir com fé e pedir para que Deus nos console e nos alegre a fim de que esse desenvolvimento da ansiedade dentro de nós acabe agora mesmo.

Que o Senhor nos devolva a alegria da salvação e de pertencermos a Ele pelo Seu amor. Que estejamos firmes no amor e no cuidado do nosso Deus e que em nome de Jesus, assim, saiam da nossa vida o mais rápido possível todos os ladrões da nossa paz.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Heli Donizete (Pastor da IPC de Prata – MG)