“Semente à beira do caminho”

“Ser Mãe” (1ª Timóteo 2:15)
15 de maio de 2020
“Bem sucedido”
18 de maio de 2020
“Semente à beira do caminho”

O semeador saiu e semeou a semente e “parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram” (Lc 4.5). Jesus deu a interpretação, dizendo: “As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o Diabo e tira a palavra do seu coração, para que não creiam e não sejam salvos” (Lc 4.12).

Em todos os tipos de solo que a semente é lançada é indicativo que todos ouvem a Palavra de Deus. Todavia, é interessante observar as ações do Diabo: “e então vem o Diabo e tira a palavra do seu coração, para que não creiam e não sejam salvos” (Lc 8.12).

O que leva o Diabo a tirar a Palavra de Deus do coração de um pecador é que, embora tendo-a ouvido, ele não a compreende. E, devemos lembrar que ouvir e compreender faz toda a diferença na reposta de um pecador à Palavra de Deus.

Esse tipo de solo chama a atenção, pois, aparentemente, por ser duro, o pecador tem o poder de resistir ao poder do Espírito Santo e da Palavra de Deus. Porém, não é o que acontece. A Palavra de Deus jamais volta vazia para o Senhor. “Assim como a chuva e neve descem dos céus e não voltam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei” (Is 55.10-11).

O solo é o coração. O problema com esse tipo de solo é que as pessoas apenas ouvem a Palavra, mas não a entendem. A semente, que é a Palavra de Deus, é lançada, mas o Diabo age e tira a Palavra e o pecador continua em sua condição de perdido e sob a condenação do pecado.

O solo à beira do caminho é o coração que apenas ouve a mensagem das boas novas da salvação em Cristo. Porém, não crê na Palavra de Deus. “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo” (1Co 1.18). “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que veem do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente” (1Co 2.14).

A semente foi lançada e caiu à beira do caminho. Ela foi pisada, as aves a comeram, o Diabo entra em ação e tira a semente desse solo, que não entendeu a mensagem do evangelho e, por isso, não entrou no solo e, consequentemente, não germinou. Para que a semente germine, é preciso que ela morra. E isso não aconteceu com a semente que caiu à beira do caminho.

Você ouviu a Palavra de Deus. O seu coração é semelhante ao solo à beira do caminho?

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. José Paulo Brocco (Pastor na 1ª IPC de São Paulo)