“Salvos pela Vontade de Deus!”

“Aprende-se a cuidar da família se submetendo às orientações de Deus”
24 de maio de 2019
“Misericórdia Senhor!”
26 de maio de 2019
“Salvos pela Vontade de Deus!”

O que fizemos para ser escolhidos por Deus? Será que todos os que creem em Cristo creem porque são bons e por isso que Deus os escolheu? Teria Deus previsto que alguns se converteriam e por isso teria os salvado? Em Efésios 2:8-9 lemos assim: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”

Visto que Deus graciosamente escolheu alguns para serem salvos dentre todos os mortos, o que Ele poderia ter visto de bom nesses mortos? Os mortos não podem fazer nada e muito menos qualquer coisa boa. Como podemos pensar, portanto, que uma pessoa pode fazer alguma coisa para ser salva? Um morto não pode fazer nada para sua salvação. A salvação não é do sangue, da carne, da vontade humana, mas de Deus. Uma pessoa nasce de novo porque Deus quis salvá-la. E Em que Ele se baseou para fazer essa escolha? No beneplácito da Sua vontade.

No texto citado de Efésios 2 vemos claramente que quem foi salvo foi salvo pela graça de Deus e não de obras que tenham feito. Não fizemos nada para sermos salvos. Não fizemos nada para termos sido escolhidos por Deus. Ele nos escolheu e nos salvou baseado na Sua vontade.

Em Romanos 9:16 lemos assim: “Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.” Não está na vontade do homem ou em qualquer coisa que ele possa fazer para garantir a sua salvação, Deus salva quem Ele quer. Ele não escolheu alguns dentre todos os mortos porque viu alguma coisa boa, mas porque Ele quis ter misericórdia de alguns. Ninguém merecia ser salvo, mas aprouve a Ele salvar alguns.

Em Efésios 2:9 é dito que fomos salvos não de obras e em Efésios 2:10 é dito que fomos salvos para boas obras. Percebe a diferença? Não fomos salvos “de”, mas “para”. Não fomos salvos “por causa de”, mas “para que”. Não fazemos boas obras para sermos salvos, fazemos boas obras porque fomos salvos para fazer isso. Que vivamos nossa vida cristã para a glória do Senhor que poderosa e graciosamente nos escolheu e nos salvou.

Rev. Heli Donizeti (Pastor na IPC de Prata – MG)