“Refletindo as coisas de Deus”

“Céu ou Inferno?”
11 de setembro de 2019
Conhecendo a Deus (8)
13 de setembro de 2019
“Refletindo as coisas de Deus”

No Evangelho de Marcos 8.33 diz: “Jesus, porém, voltou-se e, fitando os seus discípulos, repreendeu a Pedro e disse: Arreda, Satanás! Porque não cogitas das cousas de Deus, e sim das dos homens”.

Olhando para o contexto da passagem, vemos que momentos antes, Pedro declarou: “Tu és o Cristo”, demonstrando com isso uma compreensão profundamente verdadeira a respeito de Jesus, porém, poucos instantes depois, o mesmo Pedro repreendeu o Senhor Jesus ao ouvi-lo dizendo que em breve seria rejeitado, perseguido, morto e que ressuscitaria no terceiro dia.

Pedro era um cristão genuíno e transformado, mas a sua imaturidade espiritual fazia dele uma presa fácil para as investidas de Satanás.

O problema de Pedro é precisamente o mesmo de muitos cristãos que professam a fé no Senhor, mas que por muito tempo continuam se alimentando do leite espiritual como se fossem crianças recém-nascidas. Por esse motivo se tornam presas fáceis das investidas do diabo.

Em última análise, Pedro não compreendeu a declaração profética de Jesus a respeito do seu sofrimento, morte e ressurreição porque a sua mente não cogitava as coisas de Deus e sim as coisas dos homens. Mas lembre-se que Pedro permaneceu nesse estágio apenas por um período. Já no livro de Atos é possível vê-lo como um homem mais maduro na fé compreendendo e anunciando todo o desígnio de Deus.

A maturidade de Pedro fica ainda mais evidente nas suas epístolas de tal forma que é possível ver a clara transição entre alguém que cogitava as coisas dos homens para alguém que começou a cogitar as coisas de Deus. Nos estágios iniciais da sua fé, Pedro chegou a negar o Senhor Jesus, mas na sua maturidade estava disposto a morrer por Jesus. Que gloriosa transformação!
Todos nós ao sermos alcançados pela graça salvadora de Deus nos alimentamos de leite porque ainda somos crianças. Mas não se esqueça de que essa não pode ser a nossa condição definitiva e permanente. É necessário nos nutrirmos de alimentos sólidos e, assim, crescermos na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. Esse é o único caminho para deixarmos de cogitar as coisas dos homens para cogitar as coisas grandes e profundas de Deus.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Ricardo Alves