“Que é a vossa vida?”

“Servir a Deus”
4 de abril de 2020
“Somos peregrinos (4)”
7 de abril de 2020
“Que é a vossa vida?”

“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tiago 4.13-15).

O Convid19 te assusta? Com toda certeza a maioria das pessoas está alarmada com o que tem acontecido nesse momento.
Um fator interessante é que ao iniciar o ano os países normalmente fazem suas projeções para o PIB, entretanto fatores adversos podem mudar todo o cenário. Tiago adverte sobre esta postura, quando fala a respeito da soberania de Deus. Aliás, esse era um fator com o qual as pessoas para quem Tiago escreveu revelavam bastante dificuldade, ou seja, de compreender a ideia da limitação humana, e por outro lado, de admitir que Deus é soberano e, por este motivo, nele está o querer e o realizar.

Por mais inteligente e estrategista que o ser humano seja, estará sempre limitado aos fatores circunstanciais, que via de regra, estão fora do seu controle, sobretudo, porque o amanhã nos é desconhecido.

Dentro desse quadro que se mostra caótico, existem algumas leituras a serem feitas. Inicialmente destaquemos as vidas que já se foram e tantas outras que correm risco de morte. Outra situação diz respeito àqueles que estão desesperados com a possibilidade de em questão de horas ou dias perderem tudo aquilo que vinham acumulando, como no caso dos investidores nas bolsas de valores.

Foi por causa de todos estes fatores que Tiago chamou a atenção dos seus leitores para a Soberania de Deus, os desafiando a depositar fé e esperança no Deus que é soberano, que reina e está no controle de todas as coisas, inclusive da nossa vida.

A questão que destaco é: onde está a sua confiança? Aprendemos com Tiago que, por mais inteligência e habilidades que tenhamos, os fatores circunstanciais se mostram limitadores. Ouse descansar sob a soberania de Deus como ensina o texto sagrado: “Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo”.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Givaldo Santana (Pastor na IPC de Birigui – SP)