“Quais razões temos para termos uma vida de oração?”

“Discípulo de Jesus”
27 de dezembro de 2019
“Recorramos ao Pai”
30 de dezembro de 2019
“Quais razões temos para termos uma vida de oração?”
“Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb. 4. 14-16)

Por que devo orar? Vale a pena orar? Deus ouve minha oração? Muitos têm tido dificuldades em ter uma vida de oração, e não compreendem o significado e o tamanho da graça de termos um Sumo Sacerdote diante de Deus.

Você precisa de Cristo continuamente. Cristo é teu Sumo Sacerdote, pois Ele penetrou os céus e intercede por você. E por causa disto devemos conservar firmes a nossa confiança na sua obra. Sobre o mediador que é Cristo e suas duas naturezas o nosso catecismo na sua pergunta 38 diz: Qual a necessidade de o Mediador ser Deus? R: Era necessário que o Mediador fosse Deus para poder sustentar a natureza humana e guardá-la de cair debaixo da ira infinita de Deus e do poder da morte; para dar valor e eficácia aos seus sofrimentos, obediência e intercessão; e para satisfazer a justiça de Deus, conseguir o seu favor, adquirir um povo peculiar, dar a este povo o seu Espírito, vencer todos os seus inimigos e conduzi-lo à salvação eterna. E na pergunta 39 temos: Qual a necessidade de o Mediador ser homem? R: Era necessário que o Mediador fosse homem para poder levantar a nossa natureza e obedecer à lei, sofrer e interceder por nós em nossa natureza, e simpatizar com as nossas enfermidades; para que recebêssemos a adoção de filhos, e tivéssemos conforto e acesso com confiança ao trono da graça.

Você consegue perceber tamanha graça de Deus para você que é seu filho?

O nosso grande Sumo Sacerdote se compadece de nossa fraqueza, pois foi tentado em todas as coisas, porém, não pecou. Cristo continuamente intercede por você junto ao Pai. O catecismo maior em sua pergunta 44 diz: Como exerce Cristo as funções de sacerdote? R: Cristo exerce as funções de sacerdote oferecendo-se a si mesmo uma vez em sacrifício sem mácula, a Deus, para ser a reconciliação pelos pecados do seu povo e fazendo contínua intercessão por ele.

Você precisa ter vida de oração. Você precisa da graça do Senhor, você precisa estar sempre no trono da graça, pois lá receberemos graça e misericórdia quando precisarmos. O nosso catecismo fala sobre os benefícios da mediação do Senhor Jesus. Na pergunta: 57 temos a seguinte questão: Quais são os benefícios que Cristo adquiriu pela sua mediação? R: Cristo, pela sua mediação, adquiriu a redenção, juntamente com todos os mais benefícios do pacto da graça.

Vale à pena orar? Vale à pena levar tudo a Deus em oração e descansar Nele? Pense e responda.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Jaziel Cunha (Pastor na IPC da Grande Recife)