“Prontos a ouvir e tardios em falar”

“Cuidado com a Ganância”
24 de setembro de 2019
“Deus está vendo como está a nossa nação!”
26 de setembro de 2019
“Prontos a ouvir e tardios em falar”
“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tiago 1.19)

“Pronto para ouvir”, que qualidade difícil de ser encontrada em nós! Estamos tão certos de nossas razões, capacidades e etc. que raramente estamos dispostos a ouvir o contrário. Alguns são prontos a falar, outros são prontos a se calar, mas poucos são prontos a ouvir.

Os que falam sem ouvir acham que sabem tudo e que precisam transmitir seu precioso conhecimento! Os que se calam, embora às vezes estejam prontos a ouvir, preferem não se desgastar com possíveis debates. Contudo, pessoas insensatas precisam ser respondidas, do contrário acharão que estão corretas em suas opiniões (Pv 26.5).

Ouvir é estar pronto a levar em consideração o que está sendo dito, e só pode estar pronto a ouvir quem reconhece não saber tudo, e que há a possibilidade de estar errado. Perceba que o texto não diz que devemos somente ouvir, mas que se deve ouvir mais e falar menos.

As pessoas que Deus põe em nosso caminho têm coisas preciosas a nos ensinar. Sejamos, portanto, prontos a ouvir e tardios em falar.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Welerson Alves Duarte