“Previna-se contra o mal chamado soberba”

“Usando melhor o tempo, para investir na alma”
17 de setembro de 2019
Conhecendo a Deus (9)
19 de setembro de 2019
“Previna-se contra o mal chamado soberba”

“A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizes no teu coração: Quem me deitará por terra?” (Obadias 1.3)

Salomão diz, em Provérbios 16.18, que “a soberba precede a ruína”. Ele diz também que o temor do Senhor está em aborrecer (ou odiar) a soberba (Provérbios 8.13), que ela traz desonra (Provérbios 11.2) e contenda (Provérbios 13.10), e que ela abaterá o homem (Provérbios 29.23). Pode-se ver, então, quão terrível é a soberba, mas como explicamos este sentimento? A soberba é aquilo que faz com que o homem se julgue superior, capaz e auto-suficiente diante de seu poder econômico, político, físico, etc.

Este era o caso dos edomitas, um povo vizinho e parente de Israel, que imaginavam que, em virtude de suas moradas estarem em lugares seguros, nada poderia lhes alcançar. No texto de hoje, Deus, através do profeta Obadias, diz a Edom que por causa dos seus pecados não importava quão seguros eles pudessem se achar, nada poderia livrá-los da justiça do Senhor. Os edomitas foram iludidos pela soberba, porém, infelizmente, isto não foi um “privilégio” apenas deles. Muitos ao longo da história, e muitos ainda hoje, têm depositado sua confiança no trabalho, nos bens e em si mesmo. Estes imaginam que não precisam de ninguém, que nada jamais os alcançará. Isto é loucura, pois um bom emprego pode ser perdido, mudanças na politica econômica do país podem destruir sua riqueza e suas habilidades pessoais podem ser destruídas pela doença, entre tantas outras coisas. Mas, acima de tudo, mesmo que o soberbo nunca perca o emprego, ou suas riquezas ou sua saúde, um dia a vida neste mundo terminará, e o soberbo se apresentará diante de Deus. Neste dia, de que valerá sua soberba? Todas as conquistas nas quais ele sempre colocou sua confiança não valerão absolutamente nada. Tiago 4.6 diz que Deus resiste aos soberbos, ou seja, opõe-se contra eles como um exercito se opõe aos seus inimigos, mas que Ele dá graça aos humildes.

Não deixe que coisas provoquem em você soberba, reconheça que depende das outras pessoas e, acima de tudo, de Deus. Faça tudo, use tudo para a glória de Deus e, enfim, seja humilde. Que Deus nos conceda esta graça.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Welerson Alves Duarte