“Prestando contas à Deus”

“Caminhos”
6 de outubro de 2019
“O poder do Espírito Santo”
8 de outubro de 2019
“Prestando contas à Deus”

“Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 14.12)

Haverá um dia em que eu e você estaremos diante de Deus. Neste dia Deus pedirá contas de tudo o que fizemos e do que deixamos de fazer.

De acordo com o texto de hoje, cada um dará contas de si mesmo.

O que isso significa? Para alguns, é apenas uma desculpa para não exortar os que estão em erro, já que ele responderá por si mesmo, mas não parece que seja este o sentido do texto. O que Paulo quer dizer, em primeiro lugar, é que os acertos de outros, como pais ou cônjuge, não entram na nossa conta. Dizendo de outra forma, nossos erros não serão compensados pelos acertos de membros próximos quando tivermos que prestar contas diante de nosso Criador.

A segunda coisa é que, se vamos prestar contas do que fizemos e do que deixamos de fazer, se você vê alguém vivendo no erro e deixa de exortá-lo, você também terá de dar contas a Deus por isso, uma vez que somos chamados a exortar uns ao outros (Ez 3.18-21). Não prestaremos contas do erro de alguém, mas prestaremos pelo nosso de não tê-lo advertido.

Em suma, usar o texto para fugir da responsabilidade de advertir os que estão em erro é não atentar para o fato de que nós prestaremos conta disto também.

Que Deus, em Cristo, nos conduza por caminhos de justiça.

Rev. Welerson Alves Duarte