“Lidando com a soberba”
2 de outubro de 2019
“Hipocrisia religiosa”
4 de outubro de 2019
Por que cremos em Deus?

No livro de Atos, cap. 16, verso 14 está escrito: “Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.

Espiritualmente morto, um homem não quer nem saber de Deus. Ai de alguém que se atrever a falar qualquer coisa elogiosa sobre Deus e Jesus para um homem assim. É briga na certa. No mínimo, um desentendimento vai acontecer. Há uns que dizem mais ou menos assim: “Se quiser continuar meu amigo, não me fale sobre Deus!”
Tem tanta gente que oferece resistência quando alguém quer lhe falar sobre o plano de Deus para sua salvação. Não bastasse isso, também despreza, desdenha, desmerece e até xinga. Há relações que são desfeitas por causa disso.

Há um registro muito interessante em Atos 16:14 onde se lê: “Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.” O nome disso que aconteceu com Lídia é graça.

A definição que ouço para a palavra “graça” desde meus 14 anos, quando comecei a fazer parte da Igreja de Cristo, é “favor imerecido”.
Eu estava morto nos meus pecados, era desobediente e inimigo de Deus, pois amava o pecado e o mal, mas, como Deus me escolheu, Ele providenciou o meu chamado através da Sua Palavra. Então, depois de tanto ouvir e não dar muita importância para isso, num dia especial tudo foi bem diferente. Ao ouvir a Palavra de Deus meu coração foi tocado e tudo mudou. Graças dou a Deus por isso!

Foi assim que aconteceu com Lídia. Ela era simpática à pregação da Palavra, mas, ainda não era do Senhor. Somente quando Deus abriu o seu coração foi que ela atendeu à voz de Deus que a chamou para Cristo. Lídia não pode continuar resistindo à graça de Deus.
O Senhor tinha escolhido essa pecadora e através da Sua Palavra tocou no seu coração e a tirou da morte dando-lhe vida. Lídia não conseguiu resistir mais quando a Palavra tocou no seu duro coração para salvá-la.

As pessoas que creem no Senhor creem nele porque acreditam e aceitam a Sua Palavra como a verdade e o manual para suas vidas. E elas creem em Deus e na Sua Palavra porque Deus as capacitou para que cressem. A Deus toda glória seja dada por isso! As pessoas só creem em Deus por causa da graça de Deus.
Deus tocou no coração de Lídia e lhe deu fé para que cresse.

Mortos não têm fé, precisam ser tocados por Deus e receber a capacidade de crer para que saiam da morte.

Cremos em Deus porque Deus nos amou primeiro.

Cremos em Deus não porque nós quisemos crer, mas porque Ele tocou no nosso coração pra isso e para nossa salvação.

Sejamos gratos ao nosso Deus porque temos certeza de que Sua graça salvadora nos alcançou. Que nossa gratidão seja grande porque Deus abriu o nosso coração à voz do Evangelho.

E em nome de Jesus, que nosso Deus nos capacite a fim de que sejamos como o apóstolo Paulo que pregou a Palavra de Deus à Lídia crendo ela no Senhor através disso.

Rogamos ao Senhor que nos favoreça e que nos use para Sua honra e para Sua glória.

Rev. Heli Donizeti Teodoro Nogueira