“Orai sem cessar” (1 Ts. 5.17)

“Seus ladrões da minha paz, saiam logo daqui!”
9 de abril de 2020
“Calma, Deus está no controle!”
11 de abril de 2020
“Orai sem cessar” (1 Ts. 5.17)

Orai sem cessar (v.17). Em outras palavras é orai constantemente. A palavra grega usada aqui é o termo mais comum encontrado no NT para “oração”. Ele refere-se a todo tipo de oração: dar graças, confissão, pedido, intercessão, louvor, etc.

Com isso Paulo nos chama a atenção para algumas verdades essências, a saber:

1 – A oração não pode ser considerada, por nós cristãos, como uma atividade ocasional, antes, ela precisa ser entendida como um MODO DE VIDA marcado pela devoção constante. Nós cristãos precisamos estar constantemente em intimidade com nosso Deus através da oração – precisamos orar sem cessar!

2 – Paulo nos entrega um imperativo, ou seja, uma ordem. Assim, oração não é luxo, ou ainda, uma carta escondida dentro da manga, mas uma necessidade constante para o bem estar do crente. Orar é agarra-se a Deus, e isso precisa ser feito constantemente – sem cessar! Por ser uma ordem, não negociação, não orar conforme exigido é desobediência, pecado; e nos traz prejuízos espirituais.

3) Se a ordem é para oremos sem cessar, quer dizer que nós cristãos devemos orar a todo momento. Não podemos ficar presos a ocasiões específicas, ou ainda em horários predeterminados, seja por tradição ou qualquer outra razão (como por exemplo, os muçulmanos que oram 5 vezes ao dia, na hora marcada). Diante da ordem que recebemos, do próprio Deus, por intermédio do seu servo Paulo, devemos orar constantemente, a qualquer hora do dia ou da noite; em todo lugar que estivermos; pode ser em voz audível ou silenciosamente; pode ser de joelhos dobrado, sentados, ou ainda deitados; pode ser, ainda, enquanto dirigimos, andamos, ou estejamos parados… somo chamados para orar sem cessar!

Por fim, aprendemos que a oração revela o quanto reconhecemos nossa fragilidade e necessidade, revela o quanto confiamos e dependemos de Deus, revela o quanto aspiramos pela comunhão do Senhor todo poderoso e, consequentemente do seu gracioso auxílio. Por tudo isso, oremos sem cessar!

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Roney Pascoto (Pastor na IPC de Limeira – SP)