“Onde você tem ajuntado o seu tesouro?”

“O Espírito nos conduz para a glória de Deus!”
12 de dezembro de 2019
“Jesus, a glória de Deus entre nós”
14 de dezembro de 2019
“Onde você tem ajuntado o seu tesouro?”
“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está teu tesouro, aí estará o teu coração.” (Mateus 6.19-21)

A ordem de Jesus é para não acumularmos tesouros, riquezas sobre essa terra. Que tesouros são esses? Seriam apenas riquezas materiais? Ou envolveria outras riquezas em nossa existência? A primeira aplicação lógica é para a posse de dinheiro, como no caso do jovem Rico, que preferiu ficar com suas riquezas a amar a Cristo e andar com Cristo. Mas podemos entender que o sentido é ainda mais amplo, porque aquele que não deixar casa, mulher, irmãos, pais, filhos por causa do reino de Deus, não recebe no presente e nem no porvir a vida eterna (Lc 18. 29-30)!

Como mostrei, essa declaração de Cristo envolve muito mais que riquezas materiais. O foco do seu ensino não são as possessões, mas sim a nossa relação com essas possessões. O quanto elas nos envolvem existencialmente e influenciam as nossas decisões e preferências. O quanto são importantes em nossa vida, o quanto moldam a nossa existência e governam as nossas motivações!

Esse tesouro ajuntado na terra pode ser tudo que envolve a vida de um homem nesse mundo. Pode ser casas, dinheiro, poder, mas também pode ser o cônjuge, a família, os amigos, os vícios, qualquer coisa que domine a nossa vida de alguma forma! Jesus esta nos alertando para não vivermos com esperanças somente para essa vida, como se a nossa alegria se resumisse aqui!
Quando vivemos para o presente século, o tornamos nosso ídolo! Viver com o coração aqui é correr atrás do vento, gastar a vida por coisas tão passageiras, tão insignificantes diante do que realmente é essencial, e o essencial é a eternidade com Cristo! Podemos ter todas essas valores, bens, família e amigos, todavia o que não podemos é colocar o coração nelas, viver para elas, é isso que Jesus esta condenando! Quando a pessoa afirma que se perder a esposa, ou esposo, filhos, pais ou bens, perderá todo o sentido de viver! É uma clara evidencia de idolatria e acumulo de tesouros na terra! Obviamente perder bens, família ou amigos, causará dor e tristeza em qualquer crente, porém, jamais a esperança em nossa redenção! Essa esperança é que nos dá sentido de vida e animo para vivermos em meio as lutas e perdas nesta realidade (1Co 15.58).

Jesus diz que devemos acumular tesouros no céu e não na terra. Mas como podemos acumular tesouros no céu? É necessário que tenhamos um correto ponto de vista sobre a vida. O que é um correto ponto de vista da vida? É um ponto de vista da glória e majestade de Deus diante dos nossos olhos! Viver para a glória de Deus, é dedicar tudo que somos e temos a Ele! É ter plena consciência que aqui somos peregrinos e forasteiros, caminhamos para os Novos Céus e Nova Terra, onde habitará a justiça (2Pe 3.13)!

Acumular tesouros no céu é usar seus talentos, seus sonhos, seu ânimo, seu trabalho, seu status social, seu casamento, sua família, como meios de honrar e glorificar a Deus! É conduzir toda a sua esperança para frente, para o futuro, para a glória eterna!

Quando acumulamos tesouros no céu, o nosso olhar ultrapassa os limites desse tempo, porque estão voltados para a eternidade gloriosa! O apóstolo Paulo disse para Timóteo exortar os ricos da igreja a terem seus olhos na eternidade e não transitória riqueza daqui, em 1 Tm 6. 17-19. Onde está o seu tesouro?

Concluo com uma profunda e bíblica declaração de João Calvino sobre a vida de piedade, que resume tudo que expus até aqui: “Somos de Deus; portanto, vivamos e morramos para ele. Somos de Deus; permitamos que sua sabedoria e vontade governem todas as nossas ações. Somos de Deus; em harmonia com isso, que todas as partes de nossa vida se empenhem para ele, como único alvo legítimo.”

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Márcio Willian Chaveiro (IPC de Limeira – SP)