“Obediência – o segredo para vida bem sucedida”

“Abaixo a ignorância!”
16 de abril de 2020
Rev. Sebastião Salvador Da Silva
17 de abril de 2020
“Obediência – o segredo para vida bem sucedida”

“Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR, vosso Deus, para que vivais, bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir.” (Dt. 5.33)

A Bíblia, que é a vontade de Deus revelada, foi entregue a nós, cristãos, com uma série de promessas, recomendações, conselhos, exortações, e também, ordens, que nos dizem PARA e COMO obedecer ao Senhor.

No verso em destaque, por exemplo, temos uma dessas ordens. Preste atenção nela e veja o PORQUÊ Deus ordena a obedecê-lo: “para que vivais, bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir”.

É verdade que, por natureza, não gostamos muito quando alguém nos diz o que fazer. Pois, a sensação que nós temos, é de que estão tentando nos controlar. No entanto, não é essa a intenção de Deus. Ele não tenta nos controlar… Até porque, Ele é soberano e, como tal, já controla todas as coisas, inclusive nossa vida. Veja o que diz o Salmo 24.1: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem”, e Isaías 14.24: “O Senhor dos Exércitos jurou: Certamente, como planejei, assim acontecerá, e, como pensei, assim será”.

Contudo, o que o texto em destaque está ensinando é que Deus está nos conduzindo à vida que fomos criados para viver, e essa vida só é possível em comunhão com Ele, quero dizer, obedecendo as regras da aliança. Então, se você, assim como nós, quer ter a melhor vida possível, precisa fazer o que Ele ordena; “Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR”.

Então, se esse é o caminho, coloquemos o Senhor em primeiro lugar em nossa vida. Sejamos comprometidos com nosso cônjuge e família. Sirvamos graciosa e misericordiosamente o próximo. Sejamos generosos a todo instante. Sejamos perdoadores e alegres. Arrependamo-nos sempre que necessário. Cresçamos na graça e na verdade. Sintamos fome do Senhor. Guardemos Sua Palavra no coração. Amemos, como Ele nos amou. Falemos ao mundo as boas novas da salvação. Sirvamos ao Senhor em todo momento e acima de qualquer outra coisa.

Obedecer a Deus, ou seja, essas e muitas outras coisas que Ele nos ordena fazer não são correntes que nos escravizam. Antes, são ferramentas que nos libertam, para sermos como nosso Senhor Jesus. Nessas coisas, de acordo com o texto lido, está o segredo da alegria, da satisfação, da vida bem-sucedida. Nelas estão as seguintes promessas: “para que vivais, bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir”.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Roney Pascoto (Pastor na IPC de Limeira – SP)