“O Problema é o Coração” (Final)

“A Justiça Divina”
12 de junho de 2019
“Confie no Senhor”
14 de junho de 2019
“O Problema é o Coração” (Final)

Uma das bem-aventuranças ensinadas pelo Senhor Jesus diz: “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (Mt 5.8). O aspecto positivo dessa bem-aventurança é que somente os puros ou limpos de coração verão a Deus. O aspecto negativo é que, todo aquele que não for limpo de coração não verá a Deus.

“Os puros de coração verão a Deus”. Um pecador, por si mesmo, jamais tem o poder de transformar o seu coração. Somente Deus tem o poder de purificar o coração do pecador. E Ele purifica o pecador através do sangue de Jesus. O coração é impuro por causa do pecado. Deus, pela Sua graça, o purifica pelo sangue de Cristo. “Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito” (1Pe 1.18-19).

O coração é impuro porque o homem é pecador. O pecado afasta Deus do homem e o homem de Deus. O pecado criou uma barreira entre Deus e o homem que, humanamente, jamais seria transposta. “Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus” (Rm 8.7). Quanto mais o homem procura aproximar-se de Deus pelos seus próprios méritos, mais se distancia de Deus. O pecado endurece o coração do pecador e o insensibiliza para a graça redentora de Deus.

Jesus estava conversando com religiosos dos seus dias, líderes espirituais. Pessoas que estavam preocupadas com higiene pessoal, mas não em ter o coração limpo. Pessoas que, exteriormente, aparentavam dedicação a Deus, mas cujos corações estavam cheios de pecados e longe de Deus. O problema não é o que entra pela boca, mas o que sai de dentro, do coração. Um coração cheio do pecado pende unicamente para o pecado.

A solução bíblica para transformar um coração impuro é o sangue de Cristo. Um Homem puro dando Sua vida por homens impuros. Cristo é o único caminho para que o pecador tenha seu coração purificado. “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo” (1Jo 2.2).

O problema é o coração, pois ele revela o que há no interior do homem e o que há dentro revela que fonte alimenta o coração. Um coração impuro, no presente vive sob a ira de Deus e sob a condenação do pecado e, no futuro não viverá a eternidade com Deus. Porém, todo aquele que tem o seu coração limpo, desfruta das bênçãos de Deus nesta vida presente e, viverá a eternidade com Deus.

Coração impuro! Coração limpo! Como está o seu coração?

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. José Paulo Brocco