“O problema do julgamento”

“No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada”
21 de novembro de 2019
“Como os problemas devem ser resolvidos entre os santos?”
23 de novembro de 2019
“O problema do julgamento”
“Não julgueis para que não sejais julgados” (Mateus 7.1)

Conta-se que certa vez um passageiro foi até à cabina do navio e pediu ao comandante para guardar seus objetos de valor por não confiar no acompanhante de quarto, a resposta foi: tudo bem, alguém já veio aqui e fez a mesma solicitação.

Você já parou para pensar no quanto as pessoas são críticas e estão sempre dispostas a encontrar defeito nas outras? A abordagem que Cristo faz em Mateus 7:1 na verdade nos orienta sobre qual deve ser a nossa postura quando o assunto é julgar; afinal de contas, devemos julgar ou não? É exatamente isso que passaremos a analisar levando em consideração que Cristo apresenta dois aspectos negativos e um positivo a respeito do julgamento.

a) Nós não deveríamos apreciar julgamentos (v. 1) – A ideia aqui é a de julgar alguém de forma crítica e hipócrita. Existe uma diferença entre confrontar o pecado e condenar o pecador, sendo assim, podemos julgar métodos, porém não os motivos. É muito simples; o erro está em usar o padrão errado com a motivação errada, razão pela qual afirmo que, o único método eficiente para aplicarmos o julgamento é utilizando a Palavra de Deus, mas quando fazemos isso usando os nossos padrões e critérios, erramos. É bom lembrar que julgar pode ser errado mesmo que você utilize o padrão certo, caso suas motivações sejam tendenciosas.

b) Não invista tempo em julgamentos hipócritas – “Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?” (v. 3). Você já parou para entender o porquê algumas pessoas têm tanta facilidade de encontrar pequenas falhas nos outros, e deixam de perceber faltas graves em suas vidas? Por uma questão de lógica não seria mais fácil identificar a trave ao invés do cisco? No verso 5, Cristo diz: “Tira primeiro a trave do teu olho”. Aqui está o grande desafio: Reconhecer que a falta pode estar em sua vida. Você consegue? O texto deixa claro que o que Jesus condena aqui é a hipocrisia e não aquele que aponta o erro à luz da Palavra de Deus. Tomando este princípio como ponto de partida, pode-se dizer que você pode ser crítico sem ser hipócrita; por isso, alguém disse certa vez: Limpe os seus dedos antes de apontar para mim!

c) Devemos externar um julgamento santo (v. 5) – Consideremos as palavras: Primeiro e então, isto é, devemos primeiro nos avaliar para então termos condições de avaliarmos o outro, razão pela qual afirmo que é preciso saber julgar no local certo, na hora certa e da forma certa: “Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém” (1ª Co. 2.15). Vale lembrar que não é errado confrontar as pessoas que estejam em pecado: “Não aborrecerás teu irmão no teu íntimo; mas repreenderás o teu próximo e, por causa dele, não levarás sobre ti pecado” (Lv 19.17). Mas aí você se pergunta: Devo julgar ou não? Jesus diz: “Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça” (Jo. 7.24).

Não podemos ser omissos sob a alegação de que não queremos ser injustos. Afirmo categoricamente que o melhor julgamento que podemos fazer é reconhecer nosso estado de pecado e do quanto precisamos do Senhor Jesus, a fim de aplicarmos a força na medida certa seja com os nossos próprios erros ou do nosso semelhante.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Givaldo Santana (IPC de Birigui – SP)