“O perdão é a condição para o perdão”

“Tá olhando o que?”
24 de abril de 2020
“O amor de Jesus”
27 de abril de 2020
“O perdão é a condição para o perdão”

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6.14–15).

Que falar sobre perdão é incomparavelmente mais fácil que praticá-lo, todos nós sabemos. Porém, será que sabemos também que de acordo com as palavras de Jesus o perdão é a condição para o perdão? Não sei se todos sabemos disso, mas deveríamos saber.

Os versos em destaque foram retirados da oração do “Pai Nosso”, que Jesus nos deixou como modelo. Nela, Ele nos ensina claramente que “se nós perdoarmos aqueles que nos ofendem, Deus (o Pai) também nos perdoará”. Note a construção do ensino: “se perdoardes… (Ele) também vos perdoará”. Fica claro que o perdão não é dado a todos que o buscam, na premissa de que Deus é amor, antes, o perdão é concedido somente àqueles que também perdoam.

Aliás, um cristão que não perdoa, ou seja, alguém que foi totalmente perdoado por Deus, não só é incoerente, como também está sujeito à correção de Deus. Vemos isso na parábola do Credor incompassivo, registrada em Mateus 18.21-35, onde um homem é perdoado de uma dívida impagável, e em seguida, ao se recusar a perdoar, foi imediata e severamente castigado por Deus.

Outra verdade a se destacar, é que o texto não está ensinando que quem não perdoa perderá a salvação (a salvação é um presente da graça de Deus para aqueles que se arrependem e creem). No entanto, nos indica que a falta de perdão é uma barreira para a comunhão e alegria de Deus.

O perdão é colocar a situação nas mãos de Deus e deixá-la com Ele. Perdoar é confiar na graça, misericórdia, justiça e amor de Deus para fazer o que é certo. Por sua vez, a falta de perdão, pode ser ilustrada pela frase de George Hebert: “Aquele que não consegue perdoar os outros destrói a ponte por onde irá passar”.

Por fim, o perdão é remédio contra a ira. A ira, assim como uma panela com água fervendo, fervilha em nossa alma. Ficamos remoendo a mágoa do passado e assim, longe de curar, aprofunda a ferida. Contudo, o perdão permite que a ira fique adormecida.

Aprendamos com o nosso Senhor Jesus. Descansemos no gracioso e incrível perdão que nos foi concedido. Desfrutemos da alegria e da paz que Ele nos dá.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Roney Pascoto (Pastor na IPC de Limeira – SP)