“No mundo das fakes (1)”

“A ausência da hombridade evidencia uma sociedade em crise”
9 de julho de 2020
“Quero falar sobre RECONHECER.”
11 de julho de 2020
“No mundo das fakes (1)”

As fakes não são novidades. Deus disse ao homem, quando ele estava no Jardim do Éden: “E o Senhor Deus ordenou ao homem: Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá” (Gn 2.16-17). A ordem de Deus foi clara e firme. A desobediência custaria a morte, não apenas física, mas também espiritual, que é a quebra da comunhão com Deus; e, por outro lado, a obediência resultaria em manter a comunhão com Deus e desfrutar das bênçãos que Deus havia prometido.

A serpente induziu o homem e a mulher a desobedecer a Deus. Ela, primeiramente, lançou a dúvida: “Foi isto mesmo que Deus disse: Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim”? (Gn 3.1). Depois, a serpente contradiz totalmente a Deus, dizendo: “Certamente não morrerão”! (Gn 3.4). E, ainda diz a serpente disse: “Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal” (Gn 3.5).

Assim, as fakes entraram na história da humanidade. E, desde então, fazem parte do nosso cotidiano. Qual é o problema com as fakes? Apenas dizer que são falsas não é tudo, pois, há muitas coisas envolvidas nas intenções daqueles que criam e divulgam tudo o que é falso.

Uma coisa triste é que tudo o que é falso tem uma divulgação maior, e é aceito ou acreditado sem questionamentos. Eva não retrucou a serpente, simplesmente deu crédito ao que lhe foi dito. Ela não apenas comeu do fruto, mas também o deu a Adão, que também comeu sem nenhum questionamento. Então, a mentira foi exposta. “Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se” (Gn 3.7). A mentira jamais prevalece contra a verdade.

Tudo o que é fake pode ter aparência de verdade, mas, é apenas isso, aparência. Deus disse a verdade ao homem: não coma, pois, se comer, morrerá. E a serpente, astutamente, disse ao homem: Deus não quer que você coma, pois, você será igual a Ele.

Adão deu crédito à fake de Satanás. E, olha onde estamos!!!

Toda verdade prevalece porque é a verdade. Creia nessa verdade.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. José Paulo Brocco (Pastor na 1ª IPC de São Paulo)