“Longanimidade evidenciada em mim pecador!”

“Uma oração interessante”
18 de dezembro de 2019
“Uma oração e dois sábios pedidos para o Natal”
20 de dezembro de 2019
“Longanimidade evidenciada em mim pecador!”
“Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.” (1ª Timóteo 1:16)

O apóstolo Paulo apresentou o contraste dramático entre sua indignidade e a misericórdia de Cristo. O destaque que ele fez à misericórdia que Deus lhe concedera não foi exagerado, muito longe disso – aliás, por mais que falasse a respeito disso, da sua salvação maravilhosa, ainda seria insuficiente.

Paulo se via como o primeiro na fila dos pecadores, se via como o pior dentre todos os pecadores. Tinha certeza que merecia o sofrimento eterno, sabia que seus pecados mereciam sim a morte como seu salário. No entanto, reconhecia que Cristo Jesus havia o substituído na cruz e que isso era um belíssimo exemplo da misericórdia do Senhor. No lugar de ter recebido o que merecia, recebeu o que não merecia. Paulo merecia a morte eterna, mas não a recebeu. Cristo o salvou. Paulo não merecia a vida eterna, mas a recebeu pela graça salvadora de Cristo.

Paulo que merecia os castigos eternos por seus pecados foi salvo por Cristo. O Senhor o tratara longanimidade. O que aconteceu com ele era um modelo de como Deus tem paciência com o pecador. Para com todo aquele que Deus escolheu e pelo qual Cristo morreu, o Senhor teve paciência.

Quem olhasse para o que aconteceu com Paulo, como sua vida havia mudado completamente, como de perseguidor de Cristo se tornou perseguido por causa de Cristo, poderia ficar tremendamente impressionado e impactado. Paulo tinha sua experiência de conversão como um grande testemunho a dar.

A paciência de Cristo era evidente na vida do principal dos pecadores.

A vida de uma pessoa alcançada pela graça salvadora de Cristo é o púlpito no qual todos os dias o Senhor proclama Sua Palavra. De sua vida remida e lavada pelo sangue de Jesus a misericórdia do Senhor tem de ficar evidente.

Que sua vida com Deus seja um exemplo para as pessoas de como Deus é maravilhoso e de como Cristo é poderoso para salvar. Que se comparando como você era antes de Cristo e como é agora, em Cristo, que fiquem gloriosamente evidenciadas a longanimidade e a misericórdia do Senhor.

Ao Senhor toda a glória!

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Heli Donizeti Nogueira (Pastor na IPC de Prata – MG)