“Lidando corretamente com a traição”

“Honra e Respeito”
13 de novembro de 2019
“Deus é Soberano e Absoluto!”
15 de novembro de 2019
“Lidando corretamente com a traição”
“Só pensam em derribá-lo da sua dignidade; na mentira se comprazem; de boca bendizem, porém no interior maldizem” (Salmo 62.4)

Davi foi alguém que soube o que era ser traído. Seu rei tentou matá-lo fingindo-se de amigo; seu amigo e conselheiro Aitofel o traiu; Absalão, seu filho o traiu; e, já no final de sua vida, Joabe e Abiatar, que sempre estiveram ao lado de Davi, o traíram constituindo Adonias como rei em lugar de Salomão.

Em algum momento da vida, talvez quando da rebelião de Absalão, Davi escreve este Salmo. No texto de hoje Davi diz que há aqueles que se esforçam por derrubar pessoas de sua dignidade. Difamam, caluniam, armam ciladas e destroem a reputação de pessoas. Segundo Davi, eles têm prazer na mentira; se não encontrarem defeitos para propagar, vão mentir e inventar. Creio que o clímax está na frase final: eles bendizem, são amigos, têm palavras agradáveis e, por vezes, até elogios. Enfim, na frente louvam, mas em seu coração amaldiçoam com todas as suas forças. Este é, tristemente, o ser humano.

Este Salmo tem muito a nos ensinar, mas antes de se colocar no lugar de Davi, coloque-se no lugar do traidor. Verifique se posturas como estas não estão em seu coração. Se você as encontrar, arrependa-se, clame pelo perdão de Deus e abandone tal prática. Então, você pode se colocar no lugar de Davi, e quando se deparar com “amigos” deste tipo, ore por eles e tenha misericórdia.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Welerson Alves Duarte (Presidente Geral da IPCB e Pastor na IPC de São Bernardo do Campo – SP)