“Lidando com a soberba”

“Somente Cristo pode salvar!”
1 de outubro de 2019
Por que cremos em Deus?
3 de outubro de 2019
“Lidando com a soberba”
“Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar” (Sl. 131.1)

Na perspectiva bíblica, a vida soa paradoxal, pois vivemos quando morremos, triunfamos quando somos derrotados, conquistamos quando perdemos, somos fortes quando estamos fracos, somos exaltados quando nos humilhamos.

Soberba (sobranceria) exprime a ideia de algo em plano elevado, é o mesmo que altivez. Lutar contra a soberba é travar uma luta interior. Sendo assim, temos que lidar todos os dias com a nossa natureza que tem uma tendência orgulhosa e altiva. Davi, o homem segundo o coração Deus, não estava isento deste sentimento nefasto, por isso, em forma de oração ele apresentou algumas alternativas para combater a soberba.

Simplicidade – (Um fator interno) “Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar”. Aqui está uma disposição firmada contra o orgulho; uma maneira firme de ver a vida em suas ações, sob uma perspectiva interior, tendo o Deus onisciente como a principal testemunha, como reconhece este salmista em outra parte: “SENHOR, tu me sondas e me conheces.” Sl. 139:1.
Para o filósofo Friedrich Nietzsche, não ser dominado pela soberba é sinônimo de fraqueza, no entanto, para o apóstolo Paulo é poder de Deus. Davi decidiu que o orgulho e a presunção não fariam parte da sua vida. Ele disse: “nem altivo o meu olhar”. Para Mathew Henry: “Onde tem um coração orgulhoso, tem um olhar soberbo”.

– A Evidência externa da simplicidade – “Não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim” (Sl. 131, segunda metade do verso 1). Alguém disse certa vez que normalmente as pessoas vão até ao comércio comprar com o que não têm, para mostrar a quem não conhecem. Ou seja, é o mero aparente, é a soberba induzindo o seduzido a um status fictício. Lembre-se, o andar é uma consequência do ser.

Como você lida com o problema da soberba?

“Considero mais corajoso aquele que domina os seus desejos do que o homem que conquista os seus inimigos” disse Aristóteles.

“Nenhum conflito é tão severo quanto aquele que luta tentando subjugar a si mesmo” Thomas Kempis.

Já o maior dentre todos os homens se humilhou e Ele disse: “aprendei de mim”.

Rogo ao Bendito Senhor para que ministre ao seu coração ao ponto de não permitir que a soberba seja um empecilho na sua vida com Deus e uma barreira entre você e aqueles que te cercam.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

rev. Givaldo Santana