“Levar a Palavra eterna que Deus fala hoje!”

“A Escola Divina” (Mateus 11.28-30)
29 de junho de 2020
“Que seja instrumento para o bem”
1 de julho de 2020
“Levar a Palavra eterna que Deus fala hoje!”

Em Hebreus 3:7-8 está escrito: “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto,”

Nesse momento, pensemos sobre nossa grande responsabilidade: “Levar a Palavra eterna que Deus fala hoje!”

O autor da carta aos cristãos hebreus do primeiro século da era cristã, fez uma citação do texto do Salmo 95:7-9. Nesse texto está escrito assim: “Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração, como em Meribá, como no dia de Massá, no deserto, quando vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, não obstante terem visto as minhas obras.” É interessante reparar que no texto de Hebreus 3:7, o autor afirmou que essas palavras que ele usou tirando do texto do Salmo 95, foram ditas pelo Espírito Santo. Por causa disso, podemos entender que o Espírito Santo disse essas palavras ao povo de Israel lá no deserto quando esse povo caminhava rumo à Terra Prometida. Aos judeus, tempos depois, o Espírito Santo disse as mesmas palavras, e isso está registrado no Salmo 95. Aos hebreus do primeiro século, o Espírito Santo falou as mesmas palavras: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”. E a nós essas palavras também chegam ditas pelo Espírito Santo do Senhor, pois foram registradas para que chegassem hoje a nós.

O Senhor está falando com Seu povo já há muito tempo. O Seu Espírito tem dito a Palavra atravessando os séculos e milênios. A Palavra eterna, viva e eficaz, mais cortante do que uma espada de dois gumes, mesmo depois de tanto tempo já sendo falada tem chegado hoje a todos nós por meio da pregação. Deus está falando hoje a Sua Palavra eterna. E devemos render glórias e gratidão a Deus, a todo instante, por Sua providência em nos dar da Sua Palavra. Que bênção! Que privilégio!

Diante disso, faço um destaque especial a duas questões que me vêm à mente através dessa meditação. A primeira questão é que somos bem-aventurados porque o Senhor tem nos dado da Sua Palavra. Mesmo nos tempos mais adversos, temos tido acesso e ótimas oportunidades de ouvir, de aprender e de receber da Palavra do Senhor. Somos muito abençoados, pois a Palavra de Deus tem nos alcançado. A segunda questão é que temos a grande responsabilidade de passar adiante a eterna Palavra de Deus. Como servos de Cristo temos essa nobre e gloriosa missão de anunciar a Palavra. Certamente, ela nos tem sido dada para que isso continue, para que através de nós ela seja dada a outros.

Rogo a Deus que nos dê da Sua graça, a fim de que tenhamos amor pela causa de Cristo e um coração disposto a obedecer ao Seu chamado. O Senhor nos chamou para conservar e levar adiante a Palavra eterna, viva e eficaz. Que Deus fale através de nossa vida e de nossa pregação para alcançar os Seus eleitos, a todos quantos Ele ama e deseja alcançar.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Heli Donizete (Pastor na IPC de Prata – MG).