“Hipocrisia religiosa”

Por que cremos em Deus?
3 de outubro de 2019
O poder da oração”
5 de outubro de 2019
“Hipocrisia religiosa”

“Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens.”
(Mc 7.8)

O Senhor Jesus estava constantemente cercado por judeus que buscavam ocasião para surpreendê-lo em alguma falha, para acusá-lo de pecado e ter razões para condená-lo. Mas como não encontravam, procuravam acusá-lo de quebrar as tradições judaicas, construídas ao longo dos séculos por escolas rabínicas, que distorceram os mandamentos (Mc 7. 5). O judaísmo criou várias tradições que eram interpretações da Lei, cujo a essência consistia em tentar não cumprir os Mandamentos do Senhor, porém, com a aparência de cumprimento (Mc 7.9). Por esta razão, o Senhor Jesus os chamou de hipócritas que honravam a Deus com os lábios, mas o coração estava longe (Mc 7. 6-7)!

O texto em destaque trata do momento em que os discípulos de Jesus comem pão, sem antes lavar as mãos (7.2). Os escribas e fariseus ficaram escandalizados com essa atitude aparentemente “tão pecaminosa” por parte dos discípulos e por isso foram reclamar para o Senhor Jesus e perguntaram porque seus discípulos não andavam em conformidade com a tradição dos anciãos (7. 5). O próprio texto explica que na tradição rabínica, um judeu não podia comer sem aspergir água nas mãos, como também os copos, jarros e outros tinham que ser bem lavados (7. 3-4).

Você poderia pensar que isso se tratava de uma higiene necessária em qualquer tempo e lugar! Contudo, não era uma questão de higiene, embora ela fosse feita, mas tratava-se de puro legalismo que carregava em si uma suposta espiritualidade!

Podemos tirar algumas lições práticas deste texto narrativo. O primeiro que destaco é que a tradição pode servir para desonrar ao Senhor no coração, mas externamente aparentar uma fidelidade a Ele (Mc 7.6-7). A tradição só tem valor se estiver em conformidade com a Escritura.

Um segundo aspecto que destaco no texto é que as tradições eram meios de negligenciar a Palavra de Deus (Mc7. 8). Esses religiosos pareciam ser guardadores da Lei, contudo, viviam transgredindo em seus corações. Porque a Lei do Senhor não rege apenas comportamentos, mas primariamente o coração. As escolas rabínicas que criaram essas tradições ao longo tempo, fizeram na realidade um caminho de desobediência ao Senhor, de negação das ordens de Deus. Seria como chamamos no Brasil quando não se quer cumprir a lei: Jeitinho brasileiro!

O Senhor nos chama para viver em obediência a sua Palavra de dentro para fora e não uma religiosidade hipócrita para aparentar aos homens que vivemos corretamente diante de Deus! A santidade é realizada no coração pela ação do Espírito Santo que utiliza a Escritura (Jo 17.17), nos tornando progressivamente semelhantes a Cristo! Os nossos pensamentos, motivações, sentimentos, pressupostos, são moldados pela Escritura em nosso caminhar diário.

Caminhe com Cristo em novidade de vida, aprendendo com ele a fazer a vontade do Pai e não a dos homens e da religiosidade legalista e desprovida do Evangelho do Reino! Sirva a Cristo de todo o coração, quebrantando-se diariamente e lutando contra o seu maior inimigo, você! Que o Senhor nos ajude nessa caminhada!

Rev. Márcio Willian Chaveiro