“Esqueça o passado e siga em frente”

“Derrote a Desesperança” (Lm 3.22-66)
5 de fevereiro de 2020
“Jovem, onde você tem aplicado a sua força?”
7 de fevereiro de 2020
“Esqueça o passado e siga em frente”

Quantas vezes nos pegamos olhando para o passado, e pensando em como faríamos certas coisas diferentes se tivéssemos uma nova oportunidade. Muitas palavras seriam ditas, enquanto outras, evitadas. Certamente repararíamos muitos erros, passaríamos mais tempo com os nossos pais e filhos, e é assim que desperdiçamos boa parte da nossa vida. Tentando voltar para o passado e fazer diferente, mesmo sabendo que isso é impossível.

O passado tem a sua importância e a sua relevância, mas é inegável que ele não pode ser revivido. O que passou, passou e não voltará. Os nossos pecados do passado devem ser confessados, e depois de perdoados esquecidos e deixados para trás.

Se por um lado o passado já ficou para trás, o presente e o futuro estão diante de nós para serem vividos com sabedoria. Em Filipenses 4.13 Paulo diz: “… uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão”.

Paulo nos ensina, através da sua experiência, que o seu alvo não estava no que passou, mas sim no que estava diante dele. É assim que devemos viver a nossa vida, procurando em todas as coisas nos desprendermos dos embaraços do pecado e olhar firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé.

Os verdadeiros cristãos olham para o passado para fazerem duas coisas: 1º – Contemplar a perfeita obra de Cristo, e 2º Agradecer pelos cuidados providenciais do Pai Celestial. Essas coisas sim, devem ser lembradas por nós todos os dias.

Que Deus abençoe você e sua família e que as suas obras de hoje sejam para Honra e Glória do nosso Deus.

Rev. Ricardo S. Alves (IPC de Palmares Paulista – SP)