“Em Cristo fomos escolhidos antes da fundação do mundo”

“Deus está vendo como está a nossa nação!”
26 de setembro de 2019
“A cruz de Cristo”
28 de setembro de 2019
“Em Cristo fomos escolhidos antes da fundação do mundo”

Em Romanos 9:14-29 temos uma “diatribe”, um recurso de retórica em que o escritor responde aos questionamentos de um opositor imaginário. As duas perguntas que aparecem em Rm 9:14 e Rom 9:19. São perguntas bem intrigantes e Paulo não hesitou em respondê-las. A fé cristã verdadeira não foge a debates quer sejam reais ou imaginários, como é o caso da diatribe.

E nesse dialogo, imaginário, acontece da seguinte forma:

Pergunta o oponente imaginário: “Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus?”

Paulo responde: “De modo nenhum!” E embasa a sua fala dizendo: Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra. Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.

Continua seu oponente imaginário: “Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?”

Responde apóstolo: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? “
E continua:

“Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?”

Perceba que argumento de Paulo está respaldado nas Escrituras e diz: “Assim como também diz em Oseias: Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada; e no lugar em que se lhes disse: Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo. Mas, relativamente a Israel, dele clama Isaías: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. Porque o Senhor cumprirá a sua palavra sobre a terra, cabalmente e em breve; como Isaías já disse: Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, ter-nos-íamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra”.

Diante de tudo isto o que podemos dizer?

Os que foram chamados para serem vasos de misericórdia precisam atentar para o tamanho da graça que Deus dispensou sobre suas vidas e, assim, passarem a viver de forma digna sua eleição.
Efésios 1. 4 diz que: assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele (…)

Tendo o coração grato, obedeçamos as Escrituras que nos diz: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos” (Colossenses 1. 1-11)

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Jaziel Cunha