“Discípulo de Jesus”

“O encanto da Luz”
26 de dezembro de 2019
“Quais razões temos para termos uma vida de oração?”
28 de dezembro de 2019
“Discípulo de Jesus”

Ser discípulo de Jesus não é uma opção pessoal. É uma resposta ao chamado do próprio Jesus. Muitas pessoas seguiam a Jesus, mas, na verdade, não O conheciam verdadeiramente. Ele perguntou aos Seus discípulos: “Quem as multidões dizem que eu sou”? (Lc 9.18). “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, que és um dos profetas do passado que ressuscitou” (Lc 9.19). Seguir a Jesus de longe resulta em não conhecer, de fato, quem Ele é. As multidões seguiam Jesus pelos milagres que Ele realizava, mas não porque Ele era o Filho de Deus.

Então, Jesus pergunta a Seus discípulos: “Quem vocês dizem que eu sou”? (Lc 9.20). A resposta de Pedro é uma confissão de fé. “O Cristo de Deus” (Lc 9.20). Jesus, então, fala aos Seus discípulos que, por ser Ele o Messias, o Filho de Deus, veio ao mundo para resgatar Suas ovelhas e lhes conceder a vida eterna com Deus. “É necessário que o Filho do homem sofra muitas coisas e seja rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, seja morto e ressuscite no terceiro dia” (Lc 9.22). Jesus veio, não para ser servido pelos homens, mas para servir a Deus e, por meio da Sua morte e ressurreição, selar a salvação de todo aquele que Nele crê como o Messias prometido.

Portanto, o discípulo de Jesus crê que Sua morte foi necessária, pois foi o único meio para remover de sobre o pecador a culpa do pecado, a condenação eterna e a ira de Deus. Jesus, o Filho do homem dando a Sua vida em lugar de homens pecadores.

Somente pela morte de Jesus, na cruz, o caminho da reconciliação com Deus seria possível. Não há atalhos. Por amor a nós, pecadores, a morte do Messias era inevitável.

E, a cruz de Cristo é o caminho tanto para a salvação do pecador quanto para sua condenação. E foi na cruz que Jesus, o Messias, sofreu imensamente no lugar do pecador: “Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados” (Is 53.5), e ainda experimentou o abandono de Deus: “Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: Eloí, Eloí, lamá sabactâni?, que significa: Meu Deus! Meu Deus! Por que me desamparaste”? (Mt 27.46).

Portanto, ser discípulo de Jesus começa com uma declaração de fé: confessar que Jesus Cristo é o Messias, o Filho de Deus. “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Pois com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa para a salvação” (Rm 10.9-10).

Você é discípulo de Cristo? Então, você já fez esta confissão, não é mesmo?

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. José Paulo Brocco (Pastor da 1 IPC de São Paulo – SP)