“Deus está vendo como está a nossa nação!”

“Prontos a ouvir e tardios em falar”
25 de setembro de 2019
“Em Cristo fomos escolhidos antes da fundação do mundo”
27 de setembro de 2019
“Deus está vendo como está a nossa nação!”
“Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!” (Isaías 10.1-2)

As gritantes questões de injustiça e desigualdade social não são de agora, ou só de alguns anos para cá. No mundo inteiro essas coisas acontecem desde o início da sua existência, afinal, onde há seres humanos há pecadores e isso constitui por si só a certeza de muitos problemas.

Quer um exemplo disso? As cidades de Sodoma e Gomorra foram destruídas por Deus porque sua iniquidade não cessava. Os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor. E sabe qual foi o pecado de Sodoma? Em Ezequiel 16:49 vemos a resposta. Está escrito: “Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranquilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado”. Ninguém pensava no outro, no necessitado, longe disso. No lugar da prática do bem, de prestar uma assistência, faziam era abusar das pessoas.

A santa Palavra de Deus não faz questão nenhuma de nos esconder que os homens e mulheres que serviram a Deus ao longo dos tempos tiveram de enfrentar crises nos lugares em que viveram. Isso destaca a fidelidade desses servos de Deus em tempos de problemas e em lugares difíceis e sob a liderança de homens maus. E quando vemos na Palavra de Deus pessoas que conseguiram triunfar no meio do caos de suas nações damos glórias a Deus, pois o Senhor ajudou os Seus escolhidos a resistirem e vencerem.

Na época do profeta Isaías eram criadas leis que prejudicavam os mais pobres e que enriqueciam os mais ricos. Os mais pobres tinham muitos deveres e quase não tinham direitos ao passo que os mais ricos tinham muitas vantagens. A classe mais abastada ficava mais rica e mais poderosa graças às transferências que eram feitas e conhecidas por todos. As poucas coisas que os menos favorecidos tinham eram transferidas para os mais abastados. Tinha muita gente ímpia envolvida nisso, mas tinha muita gente que fazia parte do povo de Deus que também participava desse tipo de esquema.

Meu Deus, meu Pai, misericórdia! O profeta Isaías tinha de pregar no meio dum povo de impuros lábios. Não somente os lábios, mas a vida toda era impura. O povo de Deus tem que ser diferente e tem que fazer a diferença na sociedade.

O povo de Deus tem que representar a justiça de Deus, o Seu poder e o Seu amor. A partir do momento em que não somos nada diferentes do que tem existido de ruim na sociedade, não podemos bater no peito e dizer que somos de Deus e que somos boas pessoas.

Que primemos pela coerência! Que nosso bom procedimento, condizente com a Palavra de Cristo, seja prática em todas as áreas da nossa vida. Deus está vendo como está a nossa nação e sabe a causa de cada mal, injustiça, fraude, corrupção. Ele está vendo e está agindo em nossa nação.

Como cristãos sigamos servindo a Deus com fidelidade e falando de Sua Palavra para todos quantos mais nós pudermos.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Heli Donizete