“Derrote a Desesperança” (Lm 3.22-66)

“Cristãos não ficam descalços”
4 de fevereiro de 2020
“Esqueça o passado e siga em frente”
6 de fevereiro de 2020
“Derrote a Desesperança” (Lm 3.22-66)

No verso 21 do texto de hoje lemos: “Quero traze à memória o que me pode dar esperança”

A diferença entre o avanço e a prostração está diretamente ligada ao modo como o indivíduo encara os seus erros. Um pensador afirmou certa vez que: “o fracasso é uma taxa que pagamos para o sucesso”. A experiência de Jeremias era de aflição e fracasso. Por volta de 588 a.C. a Babilônia foi usada como instrumento de Deus para disciplinar Israel pela sua rebeldia. A questão é: como vencer a desesperança?

DEUS É MISERICORDIOSO (Verso 22) – “Misericórdia”: sentimento do coração de Deus pela miséria do homem (Colocar o coração na miséria de outrem). Sendo assim, preciso te dizer que a) Deus conhece a tua dor; b) Deus sabe o que motiva a tua tristeza. No NT Deus é descrito pelo apóstolo Paulo como o Deus de toda consolação (2 Coríntios 1.3).

DEUS É FIEL (Verso 23) – “Grande é a tua fidelidade”: este atributo de Deus está ligado à sua aliança. É o compromisso que Deus tem de abençoar o seu povo. Lembrando que esta fidelidade nunca é ao pecador, mas à Palavra que o próprio Senhor penhorou, comprometendo-se em abençoar o seu povo mediante pronta obediência, ou pesando a sua mão em decorrência da desobediência. Vejamos por fim um terceiro atributo destacado pelo profeta Jeremias.

DEUS É BOM (Verso 25) – “Bom é o Senhor para os que esperam por ele”: Deus é a fonte de todo o bem! No filme DEUS NÃO ESTÁ MORTO, encontramos a máxima: Deus é bom o tempo todo, o tempo todo Deus é bom. Benevolência, complacência, misericórdia, graça. No verso 26 o profeta diz: “Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso em silêncio”. Por saber desta bondade sou levado a crer que verei o socorro do Senhor novamente. Deus é a nossa esperança!

Você não deve ficar refém dos erros do passado. O tempo serve também para enterrar os erros. É preciso confiar no Senhor, olhar para frente e seguir.
Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Givaldo Santana (Pastor na IPC de Birigui – SP)