“Cuidado com a Ganância”

“Uma vida construída na Rocha!”
23 de setembro de 2019
“Prontos a ouvir e tardios em falar”
25 de setembro de 2019
“Cuidado com a Ganância”
“A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Há três cousas que nunca se fartam, sim, quatro que não dizem: Basta!” (Provérbios 30.15)

Há poucos dias passou uma reportagem na TV que mostrou dois irmãos que eram administradores de um hospital no Rio de Janeiro. Eles andavam em um carro que custa mais de um milhão de reais, além de manterem um alto padrão de vida. Enquanto isso, bebês estavam morrendo em seu hospital porque esses diretores mandaram diminuir o oxigênio dos aparelhos no propósito de diminuir os custos com o hospital. Esse exemplo de falta de humanidade e compaixão pode ser definido com toda certeza como “sanguessuga”.

O que é uma sanguessuga? A tradução literal dessa palavra é “chupadora”. É um termo utilizado para designar “o verme que se alimenta de sangue alheio”. Citando essa expressão, Agur exemplifica a figura da pessoa que é egocêntrica e gananciosa.

Na passagem em questão, ele ilustra a sua argumentação utilizando-se de figuras elucidadoras no propósito de fundamentar a sua linha de raciocínio.

Quem são as filhas da sanguessuga? “DÁ e DÁ”. A ganância se faz presente desde a queda da humanidade e, por isso, encontramos ao longo das Escrituras advertências para dominarmos este desejo perverso que, via de regra, prejudica a nós mesmos e a outras pessoas.

Agur condena a ganância e o egoísmo, usando um verme como ilustração. Alguns indivíduos são tão ambiciosos que não se importam em tirar tudo do outro para alcançar os seus objetivos. Vemos isso com muita clareza no cenário político do Brasil, onde pessoas públicas roubam a população em todas as áreas, inclusive através do SUS, provocando assim a morte de muitas pessoas. No propósito de alcançar os seus objetivos ambiciosos, o ganancioso mente, rouba e até mata. Mas como diz Agur: “Elas são a sepultura, a madre estéril, a terra, que se não farta de água, e o fogo, que nunca diz: Basta!” (Provérbios 30:16). Ou seja, não existem limites para o ganancioso.

Lembre-se das palavras de Cristo registradas em Mateus 6:21: “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”

Continue sonhando e buscando a concretização dos seus projetos, mas sempre vigiando os intentos do seu coração.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Givaldo Santana