“Cristo está voltando, está preparado para encontra-Lo?”

“Instruções sobre a volta do Senhor (1)”
28 de fevereiro de 2020
“Deus está com o seu povo!”
2 de março de 2020
“Cristo está voltando, está preparado para encontra-Lo?”

“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira”. (Apocalipse 22.14-15)

No livro de Apocalipse, a expressão “venho sem demora”, referindo-se a Cristo, aparece 5 vezes, 3 destas no capítulo 22. Tal expressão enfatiza o fato de que Jesus, que prometeu voltar para buscar os seus (João 14.6), o fará sem demora.

O texto de hoje diz que são felizes (bem-aventurados) aqueles que estão prontos para se encontrar com Cristo quando ele voltar. Estes são aqueles que tem as suas vestes lavadas. A Bíblia descreve o homem como estando sujo pelo pecado. Suas roupas se encontram rasgadas e imundas pela miséria na qual o pecado lhe lançou, porém Cristo, com o derramar do seu sangue, trouxe purificação a todos os que nele creem. Estar com as vestes lavadas no sangue do cordeiro significa ter os pecados perdoados através da fé em Cristo Jesus.

Os crentes em Cristo recebem acesso à árvore da vida, que simboliza a vida eterna, a qual não é apenas uma existência sem fim, mas vida em plenitude de alegria, sem morte, sem dor, sem choro, sem sofrimento (Apocalipse 21.4).

Mas o texto nos diz que, ao contrário destes, ficam de fora os que de forma rebelde insistiram em viver longe de Cristo. Estes são identificados aqui como cães, feiticeiros, impuros, assassinos, idólatras e mentirosos. Claro que esta não é uma lista completa de pecados, mas apenas uma pequena amostra. “Cães” era um termo que, no mundo antigo, indicava alguém que deveria ser evitado por suas práticas flagrantemente pecaminosas. São aqueles que se deixam contaminar pelo mundo. Seu estilo de vida é o oposto do ensinado pela Bíblia. Feiticeiros eram os que, através da prática de magias, enganavam as pessoas através de previsões do futuro, etc. Os impuros são os que se entregam à imoralidade, especialmente a de ordem sexual, tais como prostituição, fornicação e adultério. Todos sabemos o que é ser um assassino, bem como um mentiroso. Quanto aos idólatras, alguns de nós tem o problema de só enxergar este pecado naqueles que se curvam em adoração diante de algum ídolo, porém idolatria é tudo aquilo que de alguma forma é colocado no lugar de Deus. Assim, posso idolatrar o trabalho ou os estudos, quando estes me impedem de servir a Deus; posso idolatrar minha família, bens, time de futebol, descanso, etc.

Meu querido, Cristo está voltando. Logo eu e você estaremos diante dele. Em que condição você chegará lá? Como bem aventurado ou como um cão? Com vestes purificadas no sangue de Cristo ou como um impuro?

Se sua vida ainda não foi entregue a Cristo pela fé, apelo para que você faça isso hoje; talvez você não tenha outra oportunidade.

Se você já fez isso, seja grato a Deus e proclame essa verdade àqueles que ainda não a conhecem.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Welerson Alves Duarte (Presidente Geral da IPCB e Pastor na IPC de São Bernardo do Campo – SP)